Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Nereidas


As nereidas são um dos varios tipos de ninfas, são elas as ninfas relacionadas as aguas, mais precisamente aos mares internos, as nereidas nasceram da união de Nereu o velho do mar com a oceanida Doris, a pouco o que se falar sobre as nereidas, elas eram frequentemente cobiçada pelos deuses que as tomavam como amantes, ao qual podemos destacar Tethis (não confundir com a titanida Tethis) que era cobiçada por Zeus e Poseidon, porem de acordo com uma profecia se algum dos dois desposasse a nereida o filho nascido dessa união seria mais forte que o pai, assim eles logo trataram de encontrar um marido mortal para Tethis, e foi da união de nareida com esse mortal que nasceu um dos maiores heróis gregos Aquiles.

Hefesto


Hefesto é o deus das forjas, vivendo longe do Olimpo em suas forjas subterrâneas junto com os ciclopes ferreiros. Ele nasceu pela cólera de Hera que com raiva das constantes "fugas" do seu marido Zeus, que se relacionava com varias mortais, assim Hera gerou sozinha a Hefesto.
Hefesto é um deus com uma perna machucada o que o faz sempre andar mancando, tal fato se explica pois em uma certa ocasião ele presenciou Zeus e sua mãe Hera brigando, Hefesto foi defender a mãe e Zeus o empurrou do Olimpo, ele foi rolando o monte abaixo ate cair na ilha de Sicilia, com a queda sua perna foi gravemente ferida, fato que o tornou coxo pelo resto de sua eternidade.

Hefesto tem como esposa Afrodite, Zeus permitiu essa união pois, a deusa por ser tão bela poderia causar discórdia pelos deuses, então lhe deram um marido fraco ao qual nenhum deus do Olimpo respeitava, a união pode ser vista de outro ponto sendo a deusa da beleza a musa da inspiração ao qual muitos dos grandes artistas usam para adquirir inspiração para suas obras.
Hefesto é um deus ferreiro, ligado assim ao fogo, porem este em sua forma construtiva e não destrutiva, ele representa o artista consumado que por ser ignorado e rejeitado por todos, da tudo de si um sua arte, é um gênio tendo criado inúmeras joias e armas magicas, como s lança que deu a Aquiles na Iliada, para que o herói conseguisse ferir Ares.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aracne



Aracne era uma linda jovem de Lidia, filha de Ídmon um rico tintureiro, a habilidade de tecer de Aracne era impressionante, pessoas vinham de todos os cantos da Grécia para admirar suas lindas tapeçarias, ate mesmo as ninfas que viviam em bosques vizinhos.
Orgulhosa Aracne se gabava de ser melhor tecelã que Atena, ela propôs a deusa uma competição publica, aonde as duas mulheres colocariam em prova toda a sua arte. Atena aceitou, mas antes apareceu na forma de uma idosa, aconselhando Aracne a deixar o seu orgulho de lado e esquecer a competição, falou-lhe que os deuses não aceitam disputas com mortais, Aracne porem insultou a velha, nesse instante irritada e indignada Atena revelou sua verdadeira forma, e então a competição entre deusa e mortal começou.
Atena fez uma linda tapeçaria, retratando os deuses olimpicos em beleza e esplender, Aracne, ousada e cheia de malicia fez sua tapeçaria mostrando cenas das aventuras amorosas dos deuses, em especial de Zeus. 
Atena examinou a tapeçaria de sua adversaria, sem falhas, sem erros por menos que fossem, estava perfeito. Se sentindo humilhada por ter sua arte ultrapassada (ou ao menos igualada) a de uma mortal, e ainda mais com as cenas que Aracne bordara, Atena destruiu a tapeçaria de Aracne, desfazendo-a em inúmeros pedaços, depois a deusa a transformou em uma aranha para que ela fosse obrigada a tecer por toda sua vida.

sábado, 5 de maio de 2012

Icaro

Icaro é o filho de Dedalo o arquiteto que projetou o labirinto morada do minotauro para Minos o rei de Creta. Icaro foi aprisionado junto ao pai no labirinto por Minos como punição a Dedalo por ter ajudado a Teseu a matar o minotauro.
Icaro e Dedalo fugiram do labirinto usando cera para juntar penas de passaros e assim criar asas, eles sobrevoaram o mar, Dedalo aconselhou ao filho a não voar baixo demais para não acabar se afogando, nem alto demais pois o sol derreteria a cera das asas, maravilhado com suas asas e fascinado com o sol Icaro voou alto demais e suas asas de cera se desmancharam, Icaro caiu no oceano e morreu afogado.

Dedalo

Dedalo foi o genial arquiteto que construiu o labirinto que serviu como morada para o Minotaurio, localizado na cidade de Cnossos na ilha de Creta.
Quando Teseu foi ate o labirinto para enfrentar o Munotauro, Ariadne a princesa de Creta pediu a Dedalo para que ele ajuda-se Teseu pois mesmo que ele mata-se o monstro poderia perecer perdido no labirinto, Dedalo entrega a Ariadne um rolo de lã para que Teseu o desenrole enquanto caminhava pelo labirinto e com ele conseguisse encontrar a saida do labirinto.
Depois que Teseu foge de Creta levando consigo Ariadne, o rei de Creta, Minos fica furioso, ele resolve punir Dedalo por ter ajudado Teseu e assim o prende no labirinto junto com seu filho Icaro.
Dedalo e Icaro criam asas a partir de penas de pombos juntnado-as com cera, assim eles fogem do labirinto pelo céu, Icaro porem maravilhado com suas asas voa muito proximo do sol, assim a cera derrete e suas asas se desfazem e Icaro cai no oceano aonde morre afogado, Dedalo porem consegue fazer a travessia em segurança.

Percy Jackson e o mar de monstros


No segundo livro da serie, Percy o filho de Poseidon tera que enfrentar um novo desafio quando o acampamento meio-sangue perde suas defesas magicas e fica vulneravel a ataques de monstros, cabe a ele encontrar a solução do problema.
Nessa nova aventura Percy tera que encontrar o velocino de ouro, um artefato lendario protegido pelo temivel e cruel ciclope Polifermo, alem disso Percy tera que correr contra o tempo para salvar também Grover seu amigo satiro que é refem de Polifermo.

Preço (Livraria cultura): Clique aqui
Preço (Leitura): Clique aqui

Percy jackson e o ladrão de raios


Percy jackson um simples estudante descobre que e filho de Poseidon, o deus dos mares, desde então sua vida muda completamente, ele tem que enfrentar monstros que acreditava não passar de mitos, para piorar Percy descobre ser acusado de roubar o raio de zeus, a arma mais poderosa do Olimpo.
O jovem semi-deus tera uma ardua missão pela frente, encontrar e devolver o raio de Zeus ao seu legitimo dono para assim impedir uma guerra entre os deuses, mas para isso não estara sozinho, ele contara com a ajuda do satiro (ser meio bode meio homem) Grover e da semi-deusa Annabeth, filha de Atena.

Preço (Livraria cultura): Clique aqui
Preço (Leitura): Clique aqui

Dánae

Dánae era princesa de Argos, e filha do rei Acrísio. O rei consultou um oraculo e descobriu que seu destino era ser morto por seu neto que seria filho de Dánae. Desesperado Acrisio prendeu Dánae em uma torre para que jamais homem algum a desposasse.
A princessa passava todos os seus dias solitaria ate que um dia uma chuva de ouro adentrou pelas grades da torre, esta chuva era na verdade Zeus metamorfoseado, o deus possuiu Dánae deixando-a gravida.
Nove messes depois Dánae deu a luz ao semi-deus Perseu, um dos mais poderosos (se não o mais poderoso) semi-deus da mitologia grega.
Quando Perseu chegou a idade adulta ele matou Acrísio cumprindo assim a profecia.

Ciclopes


Os ciclopes são seres enormes e monstruosos, com feições grosseiras e apenas um olho que se encontra no meio da testa. Na mitologia grega são descritos trés tipos de ciclopes, eles são:

Ferreiros: São os ciclopes que trabalham nas cavernas subterrâneas junto com o deus Hefesto, vivem isolados criando armas de impressionante qualidade.
Construtores: São os resposaveis pelas construções de grandes monumentos, eram capacitados para esses trabalhos pois com seu tamanho e força muito superiores ao humanos, podiam deslocar enormes blocos de pedra.
Selvagens: São os ciclopes selvagens e hostis que habitavam as montanhas da Sicilia, dentre eles se destaca Polifermo um ciclope filho de Poseidon.

Analise dos arquétipos masculinos dos deuses gregos

O pequeno quadro abaixo mostra uma analise psicológica dos arquétipos masculinos dos principais deuses olimpianos, fonte retirada do livro Mitologia Grega Vol II de Junito de Souza Brandão.

Zeus
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, definitivamente racional, intuitivo e sensível.
Dificuldades psicológicas: Autoritário, cruel por vezes, Inflação, imaturidade emocional.
Pontos de apoio: Hábil no uso do poder, resoluto, prolífico.



Poseidon
Visão psicológica Junguiana: Ora introvertido, ora extrovertido, definitivamente sentimental.
Dificuldades psicológicas: Emotividade destrutiva, instabilidade emocional, excessiva autoestima.
Pontos de apoio: Leal, fácil acesso aos sentimentos.



Hades
Visão psicológica Junguiana: Definitivamente introvertido, definitivamente sensível, vive alheio ao tempo.
Dificuldades psicológicas: Inadequação social, distorção da realidade, depressão, baixa autoestima.
Pontos de apoio: Mundo de imagens interiores, rico, desprendido.



Apolo
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, intuitivo, reflexivo, visão do futuro
Dificuldades psicológicas: Arrogância, distanciamento emocional, age a distancia.
Pontos de apoio: Sabe apreciar a claridade e a forma, hábil em atingir metas.



Ares
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, definitivamente sentimento e sensação, vive o presente.
Dificuldades psicológicas: Reação emocional, abusivo,  intempestivo, bode expiatório, baixa autoestima.
Pontos de apoio: Integração psicossomática, expressividade emocional.



Hermes
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, definitivamente intuitivo, geralmente mediativo.
Dificuldades psicológicas: Impulsivo, visão do presente, passado e futuro, "Adulescens aeternus".
Pontos de apoio: Capacidade para compreender significantes e significados, amigo, comunicador de ideias.



Hefesto
Visão psicológica Junguiana: Definitivamente introvertido, definitivamente sentimento e sensação, busca do presente.
Dificuldades psicológicas: Inadequação social, bufão, baixa autoestima.
Pontos de apoio: Criatividade, engenhosidade, habilidade manual, capacidade para ver e criar o belo.



Dionisio
Visão psicológica Junguiana: Ora extrovertido, ora introvertido, definitivamente sensação, vive o presente imediato.
Dificuldades psicológicas: Distorção na autopercepção, abuso da essência.
Pontos de apoio: Apreciação da experiencia sensorial, intensidade apaixonada, amor a natureza.