Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Analise: Percy Jackson e o ladrão de raios

Atenção, este post contem spoilers!!!

Já se falou aqui no blog sobre o primeiro livro da saga Percy Jackson. Na ocasião fiz apenas uma apresentação superficial do livro, resumindo em poucas linhas o enredo da historia. Hoje porem venho fazer uma analise mais completa e encorpada sobre o livro. ´Primeiramente irei contar a historia, fazendo comentarios relevantes sempre que necessario, e enquanto isso apresentado da melhor forma cada personagem da narrativa.

Percy Jackson era um garoto comum que sofria de dislexia e deficit de atenção. Logo no inicio da historia ele descobre ser na verdade um meio-sangue (denominação para semi-deus), ele é levado para o acampamento meio-sangue pela mãe de percy, Sally, e por Groover seu amigo no colégio que é na verdade de um satiro (criatura meio humana meio bode), antes que chegem no destino porem o grupo é atacado pelo minotauro, que havia sido enviado pelo deus Hades. O monstro sequestra a mãe de Percy que enfurecido consegue matar o temivel homem-touro.

É quando Percy chega ao acampamento meio-sangue que a historia de fato começa. Os principais personagens (como também os secundarios) são apresentados. O senhor D que é na verdade é Dionisio o deus do extase e do vinho, o que chega a ser irônico  pois ele não apresenta muito êxtase .. na verdade esta sempre entediado. Dionisio é o diretor do acampamento e toma todas as decisões ali, embora na maior parte das vezes deixa para Quirion tomar as rédeas e comandar o acampamento.

Falando nele, vamos apresenta-lo. Quirion é um centauro, mestre de muitos herois prodigosos como Hercules. É ele quem treina os semi-deuses, amigo leal e tutor de Percy, quem por sinal sempre se apegou desde o começo. Quirion já conhecia o herói pois trabalhava disfarçado como professor em sua antiga escola, analisando as qualidades de filho de Poseidon. O centauro sempre confiou nas habilidades e no potencial de Percy sendo ele claramente seu aluno favorito.

Outros personagens são apresentados no acampamento. De forma leve e superficial aparece Clarisse, filha de Ares, a garota adora entrar em brigas e lutar. A heroína aparece como rival de Percy, porem sua passagem é curta, tendo enfase de fato apenas no segundo livro da serie "O mar de monstros". Luke outro personagem que aparece nesse livro, filho de Hermes, o jovem sempre tratou Percy de forma simpática e sempre o ajudou, sendo um heroi famoso e o mais habilidoso semi-deus do acampamento, Luke é um modelo a ser seguido. Só no final do livro descobrimos que o filho de Hermes é um traidor que trabalhava para Cronos e se torna o grande rival de Percy.

A ultima e mais importante personagem a ser apresentada no acampamento meio-sangue é sem duvida Annabeth. Filha de Atena, a jovem tem uma rivalidade com Percy pois seus pais (Poseidon e Atena) detinham uma antiga rivalidade. Apesar da desavença inicial ela se une a Percy na missão que é imposta ao herói  encontrar o raio de Zeus que foi roubado ao qual ele era o principal suspeito, junto aos dois vai também Groover. Annabeth é indiscutivelmente a garota dos planos, é o cérebro da equipe, e pela impressão que temos ao ler o livro é quem se tornara o futuro par do herói.

Depois de ordenado a buscar o raio de Zeus o trio começa sua aventura, enfrentam varias criaturas da mitologia grega. Dentre as varias lutas do grupo vale destacar a mais importante. O duelo contra Ares, confesso que acho um tremendo exagero ele enfrentar um deus e sair vitorioso da contenda. Fica claro que o deus da guerra não lutou com tudo, ele lutara apenas na forma humana sem revelar sua verdadeira forma, a forma divina. Embora enfrentando Ares "como humano" mesmo assim a vitoria não foi completa, ele conseguiu apenas ferir o deus. Em minha opinião a luta contra Ares poderia ter sido colocada no segundo livro, e no primeiro volume se mostrar um duelo com Luke.

Fechando este post, gostei um pouco do livro, tem uma historia interessante e boas cenas de ação, mas a forma de como são apresentados os deuses e criaturas da mitologia considero péssimas  Esta visão moderna que chega a ser cômica me foi decepcionante, dando um exemplo, o deus Ares que imagino portando uma armadura majestosa e armado de espada ou machado, aparece no livro como um bad-boy de óculos escuros, em uma moto forçante. Neste ponto gostei do filme pois tratou os deuses e as criaturas de forma bem mais atraentes (ta certo que eles mudaram COMPLETAMENTE a historia...). Em suma Percy Jackson não é um dos meus livros favoritos, entrete é divertido, mas acho que por eu gostar muito de  mitologia grega não consigo ver uma Medusa assando churrasco e achar divertido...

Quetzalcoatl



Uma das principais divindades astecas. Quetzalcoatl (Quetzal significa ave de rica plumagem, coatl tem como tradução serpente) sendo assim o deus possui os atributos destes dois animais totemicos. Como serpente esta presa a terra e nela se arrasta, como ave sobe aos seus e pode ver alem. Quetzalcoatl é então um deus possuidor de uma dualidade, possui tanto o poder da criação quanto o da destruição.

O deus possui varias qualidades, é detentor de grande conhecimento, possui o poder da fecundação. Os ensinamentos de Quetzalcoatl foram passados verbalmente de geração em geração sendo registrados por escrita por cronicas espanhóis. Dentre os feitos do grande deus esta a conquista de Chichen Itza e a fundação da liga de Mayapan.

Quetzalcoatl é filho do deus Ometeotl que criou alem dele mais trés deuses, seus irmãos. O deus deu aos seus quatro filhos o trabalho de completar a obra da criação que foi por ele iniciada, e depois disso viajou aos planos superiores exilando-se do mundo. A tarefa imposta pelo deus, por si só já era por demais difícil  porem antes de começarem os novos deuses deveriam se livrar de uma grande ameaça a toda a vida, a deusa peixe-crocodilo, unica criatura marinha existe, possuidora de uma fome insaciável e se alimentava de toda e qualquer vida que encontrasse.

Quetzalcoatl e seu irmão mais velho se puseram a caçar a temível besta. Armaram um plano eficaz  porem perigoso, o irmão de Quetzalcoatl cortou o próprio pé e o jogou no mar, a deusa-peixe ao sentir o odor do sangue nadou e engoliu a isca, quando isso ocorreu os deuses pularam sobre o monstro e o atacaram violentamente. A batalha foi sangrenta, mas os irmãos dilaceraram o corpo de seu oponente e o dividiram em quatro partes estas quais formaram os quatro pontos cardiais (norte, sul, leste, oeste), depois dividiram o céu da terra formando assim o tempo e o espaço.

Apos a consolidação e harmonização da terra o pai de Quetzalcoatl pariu dos ceus uma enorme adaga de pedra que ao se chocar contra a terra se espatifou em muitos pedaços criando assim uma grande gama de divindades  foram exatamente 1600 novas divindades aos quais apenas algumas são conhecidas na mitologia asteca.

Os deuses voltaram a se concentrar em sua importante tarefa, advertidos pelo pai deveriam gerar uma nova raça de seres que os adorariam, e para isso lhes deu valiosos ossos que serviriam de matéria prima para esta tarefa, assim se iniciou o árduo trabalho da criação da humanidade. Por quatro vezes os deuses tentaram e por quatro vezes falharam. Decepcionados consigo mesmos as divinidades desistiram de seu trabalho, mas Quetzalcoatl estava determinado a levar a tarefa ate o fim.

A quinta tentativa de se criar os humanos foi feita apenas por Quetzalcoatl que picou os ossos transformando-os em pó, depois cortou seu próprio penis, simbolo da fertilidade, e misturando ambos e moldando-os nas chamas criou apos duro esforço os seres humanos.

O deus criou a cidade mítica de Tullan e la viveu como rei aconselhando e guiando seu povo. Os humanos o adoraram e a cidade prosperava sobre o governo do grande deus, mas como todo local perfeito, Tullan estava fadado a ruina.

O irmão mais velho de Quetzalcoatl, o mesmo que sacrificara seu pé na batalha contra a deusa-besta marinha, nunca havia perdoado o irmão pois este recebera toda a gloria da vitoria. Assim o deus se disfarçou de ancião e ofereceu a Quetzalcoatl uma bebida alcolica dizendo esta se tratar de um maravilhoso remédio  O deus tomou a bebida e voltou a toma-la mais trés vezes, ficando assim embriagado. Estando fora de si pelo efeito do "remedio" Quetzalcoatl fez injurias e atos terriveis contra seu povo, ao qual a maior delas foi possuir uma de suas irmãs. Envergonhado o deus partiu para o oeste, abandonando seu povo e se tornando na estrela de Venus, deixando porem a promessa de que um dia voltaria.

Mitologia no History channel




O site do canal de TV History Channel contem um espaço muito rico e bem produzido sobre mitologias. O espaço denominado "Templo dos deuses" possui informações sobre varias divinidades não so das classicas mitologias Grega/Romana, Egipcia e Nordica, mas também de outras menos conhecidas como Hindu, Celta, Asteca, Maia entre outras.

O site é bastante interessante, vale conferir!
HistoryChannel/Deuses

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tirinhas do zodiaco






(Clique nas imagens para ampliar)

Um site muito interessante com tirinhas de cavaleiros do zodiaco, quem quiser dar uma olhada no site é só acessar o link: Tirinhas do zodiaco

Piadas

1 - Hercules suspende os doze trabalhos por falta de pagamento.
2 - Ares é pego em flagra contrabandeando armas para os povos do oriente médio.
3 - Perseu é acusado de matar Medusa, o semi-deus nega "Como sabem que ela esta morta? ninguém encontrou a cabeça para provar"
4 - Hefesto começa a ir ao psicologo, o deus se diz traumatizado por ter sofrido bullying de seus próprios familiares.
5 - Nova era glacial se aproxima, cientistas suspeitam que a causa é uma grande depressão de Deméter.
6 - Eros é flagrado atirando flechas em civis "Foi tudo por amor!" declara o deus.
7 - Caronte aumenta o preço da passagem pelo rio infernal.
8 - Hera processa Zeus pelas constantes traições do marido.
9 - Varias mulheres processam Zeus, o motivo é que o deus não pagou pensão pelos inúmeros filhos que gerou.
10 - Para pagar os processos Zeus começa a trabalhar em usina elétrica.
11 - Greias oferecem recompensa para quem achar seu olho.

Iliada



Uma das grandes obras do maior poeta grego Homero. O livro conta a historia de Aquiles, filho da nereida Tethys (outros a consideram deusa) e do mortal Peleu.

Livro (Livraria cultura): Clique aqui

Edipo em Colono




Continuação de "Edipo rei" outra obra maravilhosa de Sofocles.

Livro (Livraria cultura): Clique aqui
Livro de bolso (Livraria cultura): Clique aqui

Edipo rei




Livro que conta a tragica historia de Edipo, que como profetizado por um oraculo assassina seu pai e se casa com a mãe. Maior obra de Sofocles.

Livro (Livraria cultura): Clique aqui
Livro de bolso (Livraria cultura): Clique aqui

domingo, 25 de novembro de 2012

O banquete



Obra prima de Platão. Em um grande banquete, grandes poetas e escritores como Socrates e Hesiodo, discutem sobre o que seria o Eros (o amor). Uma coletanea de contos que tentam definir o real significado do amor estão presentes nessa maravilhosa obra.

Livro (Livraria cultura): Clique aqui
Versão de bolso (Livraria cultura): Clique aqui

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Manga: Cavaleiros do Zoadiaco [clássico]




Com certeza o anime mais famoso do mundo. Quando chegou ao nosso conhecimento as pessoas nem usavam os termos "anime" ou "otaku". Não preciso falar da historia de cavaleiros do zodiaco não é? Todos conhecem. Estou disponibilizando todos os downloads do manga clássico, bom proveito!

Manga 1: Download
Manga 2: Download
Manga 3: Download
Manga 4: Download
Manga 5: Download
Manga 6: Download
Manga 7: Download
Manga 8: Download
Manga 9: Download
Manga 10: Download
Manga 11: Download
Manga 12: Download
Manga 13: Download
Manga 14: Download
Manga 15: Download
Manga 16: Download
Manga 17: Download
Manga 18: Download
Manga 19: Download
Manga 20: Download
Manga 21: Download
Manga 22: Download
Manga 23: Download
Manga 24: Download
Manga 25: Download
Manga 26: Download
Manga 27: Download
Manga 28: Download
Manga 29: Download
Manga 30: Download
Manga 31: Download
Manga 32: Download
Manga 33: Download
Manga 34: Download
Manga 35: Download
Manga 36: Download
Manga 37: Download
Manga 38: Download
Manga 39: Download
Manga 40: Download
Manga 41: Download
Manga 42: Download
Manga 43: Download
Manga 44: Download
Manga 45: Download
Manga 46: Download
Manga 47: Download
Manga 48: Download

Faetonte



Filho do deus solar Helio e da mortal Climnestra. Faetonte cresceu ignorante de sua origem paterna, quando chegou ao inicio da adolescência a mãe lhe contou que seu pai era o deus Helio.

Ao falar a todos da grande descoberta seus amigos e pessoas próximas riram dele, achando se tratar apenas de uma historia inventada. O próprio Faetonte estava a duvidar se o que sua mãe dissera era mesmo verdade, então resolveu ir ao encontro de seu suposto pai para descobrir a verdade.

O jovem passou por muitas dificuldades, mas enfim com muito esforço conseguiu chegar ao palácio luminoso de Helio. Ao ver o filho o deus o abraçou, Faetonte então lhe perguntou se era mesmo verdade a historia que sua mãe contara. Helio confirmou mas disse que para não restar nenhuma duvida sobre o assunto o filho poderia pedir qualquer coisa que ele lhe atenderia, e para provar que falava a serio jurou em nome do Estige o rio infernal a qual os juramentos ate mesmo os deuses devem obedecer.

Cheio de entusiamo e aspirando grande gloria o filho de Helio pediu que o pai o deixasse guiar a carroça do deus que carregava o sol ao qual Helio fazia sua travessia diária. O deus então percebeu o seu fatal erro, pediu ao filho para reconsiderar, falou que ficaria feliz em lhe atender qualquer pedido menos este. Helio contou a Faetonte como era exaustiva e perigosa a caminhada pelo céu  de que como ate mesmo ele tinha dificuldades em domar os quatro cavalos que puxavam a carroça.

Porem os avisos paternos foram inúteis  Faetonte não cedeu, queria provar a todos o qual majestoso era, e que poderia fazer um trabalho tão difícil como o encarregado a um deus. Preso a sua promessa feita ao Estige o deus solar foi obrigado a cumprir com a palavra.

Quando a manha começava a nascer, Helio deu a carroça solar ao filho também valorosos conselhos. Lhe disse que os quatro cavalos eram fortes e vigorosos e por si só já sabiam a rota a ser percorrida, porem que ele deveria doma-los e domina-los e para isso o deus aconselhou que Faetonte não usasse o chicote apenas sua força e habilidade. O segundo conselho do deus sol foi que o filho não cavalgasse alto demais pois poderia incendiar os céus nem baixo demais pois assim arrasaria a terra, dito os conselhos Helio passou um balsamo no corpo do filho para protege-lo do forte calor.

Segurando as rédeas dos cavalos e cheio de confiança partiu Faetonte na carruagem solar. Logo porem ficou provada a falta de habilidade do semi-deus em domar os cavalos, estes vendo a pouca força e habilidade de seu condutor mudaram o rumo, o carro vagueou desordenado indo ora para cima, ora para baixo queimando os céus e a terra.

O desespero tomou conta de Faetonte, mas era tarde demais para voltar atras. Geia a mãe terra, vendo a destruição que o sol próximo demais da terra fazia pediu a Zeus que acabasse com todo aquele sofrimento. O pai dos deuses ouviu o apelo, e ciente das graves consequências que viriam se o filho inexperiente de Helio continuasse a guiar a carroça, o deus o fulminou com um raio certeiro.

O corpo carbonizado de Faetonte caiu dos céus e pousou nas águas de um rio, irreconhecível devido aos ferimentos, e assim morreu o filho de Helio, sem glorias nem atos heroicos.

O mito de Faetonte é por demais claro. O semi-deus não encontrou o meio-termo, como Icaro que também havia sido orientado a não voar nem alto nem baixo demais, o semi-deus fez um voo caótico o que culminou não só em sua morte como plantações e cidades foram queimadas devido a imprudência do herói.

Era claro desde o inicio o fracasso de Faetonte. Analisando o mito o herói não passou por nenhuma provação anterior que o preparasse para a sua grande provação, Teseu por exemplo antes de se aventurar a enfrentar o Minotauro teve que mover uma pedra e debaixo dela retirar as sandálias e a espada do pai. Eis ai outro ponto importante, os presentes recebidos pelo herói para auxilia-lo em suas façanhas sejam elas quais forem. Teseu recebeu do pai as sandálias e a espada, de Ariadne foi presenteado com um novelo de lá que o ajudou a encontrar a saída do labirinto. Hércules foi presentado com devido direito aos seus esforços com a pele do leão de Nemeia que matou e com o veneno da Hydra de Lerna a qual o usou em suas flechas, e o que podemos dizer do grande Perseu? O filho de Zeus recebeu tantos presentes que era quase impossível falhar em sua missão! As ninfas o presentearam com o escudo de Atena, uma espada de Zeus e o elmo de invisibilidade de Hades. Hermes lhe emprestou suas sandálias aladas e apos matar a medusa o herói foi recompensado com a cabeça da mesma.

Faetonte porem não recebeu nem presentes e nem passou por provações que o preparassem. Tudo que recebeu foi um balsamo que o protegeria ate um certo ponto do calor incandescente do sol. O maior presente que ele recebeu pode-se dizer que foram os conselhos paternos, mas nem estes ele seguiu, vendo que voando alto e baixo demais castigou tanto os céus quanto a terra.

Alem do mais o filho de Helio não foi instruído  muitos heróis tem mestres que os instruem e os preparam para sua futura vida heroica. Hércules (e muitos outros) foram treinandos pelo centauro Quirion. Para finalizar o maior motivo do fracasso de Faetonte foi por ele alem de não ter nenhuma preparação para a provação que desejou, também somamos ao fato de que o semi-deus almejou algo que apenas os deuses poderiam fazer, ele cruzou a linha que separa o humano do divino aspirando ser tão bom quanto os deuses. Aracne cometeu o mesmo erro quando se intitulou melhor fiandeira que Atena, e de certo provou estar certa (ou ao menos em nível igual a deusa) mas por essa afronta foi transformada em aranha pela deusa. O filho de Helio teve punição mais severa, fulminado por deus e morto com dor e sofrimento, a fugira arquetípica do jovem que motivado por seu entusiasmo juvenil esquece que deve ter prudencia e acaba cometendo erros fatais.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dança: Poseidon



Mais um trabalho do grupo de dança Kahina, agora enaltecendo o grande senhor dos mares Poseidon.
Para visitar o site: Clique aqui

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Filme: Imortais



O rei Hiprion pretende libertar do Tartaro os Titãs, para ajuda-lo em sua guerra contra toda a Grécia. Zeus pretendendo dete-lo escolhe Theseu que com ajuda da sarcedotisa Phaera liderara os gregos nessa épica batalha.

Download: Clique aqui

Belerofonte



Belerofonte pode-se traçar o significado de seu nome como "Aquele que possui muita força". Filho de Poseidon tendo como pai "humano" a Glauco (filho de Sisifo) e a Eurímone como mãe. O herói nasceu nasceu em Corinto.

Já adulto, o filho de Poseidon matou sem querer a sei próprio irmão Delíades (conforme outras nomenclaturas Píren). Devido a esse acontecimento foi exilado e se refugiou no reino de Tirinto aonde foi acolhido pelo rei local Preto.

Foi em Tirinto que o herói teve sua segunda desgraça. Aconteceu que a esposa do rei, Anteia se apaixonou perdidamente por ele. Belerofonte a repudiou, irada com a recusa Anteia acusou-o falsamente de te-la violentado. Preto então mandou o herói embora, para a Lícia aonde reinava seu sogro Ióbates.

Acontece que Preto havia enviado secretamente uma carta ao sogro pedindo-lhe que matasse o hospede. Ióbates já o tendo hospedado em seu reino se recusou a tal ato, porem tramou elimina-lo de outra forma. O rei da Lícia pediu que Belerofonte matasse a Quimera, um ser monstruoso com corpo de cabra, cauda de serpente e trés cabeças, uma de cabra outra de serpente e a ultima de leão.

Atena (outros dizem ter sido seu pai Poseidon) ao ver o qual impossível era a tarefa imposta ao herói enviou o cavalo alado pegaso para ajuda-lo. Com a ajuda de Pegaso Belerofonte derrotada facilmente o monstro. Impressionado com a vitoria de seu hospede, o rei da Lícia o envia para mais duas tarefas: a primeira delas derrotar aos Solinos, filhos de Ares, a segunda bem mais difícil enfrentar as temíveis amazonas.

O herói saiu vitorioso das duas lutas, e quando voltava da ultima batalha em direção a Licia Ióbates lhe envia  uma ultima provação. Reunindo seus melhores homens o mandam armar uma embocada contra o filho Poseidon, tal artimanha porem fracassa, e Belerofonte triunfa novamente.

Quando o herói volta a Lícia, Ióbates fica impressionado com todo o poder dele e se convence de que tal homem so poderia ter vindo de origem divina. Assim ele oferece a sua filha Filône em casamento e apos morrer lhe da também o trono da Licia.

Pois é nesse ponto do mito que o mal acomete ao filho de Poseindon. Como é comum aos heróis gregos, Belerofonte ao alcançar o poder se torna vaidoso e arrogante. O herói se acomoda em seus triunfos passados e com seus prêmios conquistados (o reino e a princesa) que deixa de evoluir, decaindo para um estado inferior.

Cheio de orgulho Belerofonte se acha mais poderoso que os próprios deuses. Assim monta em pegaso e tenta subir ao Olimpo para desafiar os imortais. Zeus ao ver tamanho ato de desafronta o fulmina com raios, fechando-se assim o final trágico do herói.

Mifesto e Diniesta

(Esta conto não faz parte do acervo antigo de mitos gregos. Foi na verdade criado por mim, tomando como base os vários mitos existentes, tornando este mito "Mifesto e Diniesta" um acervo "adicional" e como podemos dizer "Não oficial" da mitologia grega)

Em Delos vivia um casal de jovens que nutriam um pelo outro um enorme amor. Diniesta era uma moça bela e pura, possuía toda a beleza que as mulheres possuem quando estão na flor da idade. Mifesto, seu noivo era uma pessoa simpática e honesta. Os dois estavam prestes a se casar, porem poucos dias antes do casamento um imprevisto aconteceu. Chegou a noticia que o pai Mifesto, Daviste, estava muito doente, e suas forças o abandonavam a cada dia.

Preocupado com a situação, Mifesto decidiu partir para Atenas, aonde seu pai vivia. Ele pediu a sua noiva que esperasse pois assim que voltasse de viagem o casamento dos dois seria consumado. Diniesta ficou muito triste, mas compreendendo a grave situação do marido deixou-o ir.

No dia seguinte a ida do marido, Diniesta pegou todas suas joias e colares de ouro, foi ate o ferreiro da cidade e pediu a ele que derrete-se o ouro e com ele fizesse uma estatua de Hera. O ferreiro aceitou o trabalho, e ao fim de cinco dias e de cinco noites, deu a noiva uma estatua em miniatura da deusa.

Diniesta ofereceu a estatua de ouro a Hera, pedindo-a que cuidasse de seu noivo em sua viagem, e que o trouxesse em segurança de volta para ela.

Do alto do Olimpo a deusa dos casamentos ouviu as preces de Diniesta. Comovida com todo o amor desta e pelo fato dela ter se desfeito de suas preciosas joias, que eram de grande valor, para pedir o regresso do noivo, Hera consentiu em ajudar a mortal. A deusa pediu ao vento Zefiro que soprasse forte e assim fizesse com que o navio que transportava Mifesto chegasse rapidamente ao seu destino.

Quando Mifesto chegou em Atenas ele visitou seu pai. Daviste, estava deitado em sua cama, fraco, os anos já a muito pesavam em suas costas e a hora dele morrer era próxima. Por trés dias o filho ficou ao lado do pai, velando seu sono e lhe atendendo a todos os desejos. Porem ao amanhecer do quarto dia, Daviste estava morto.

Hera novamente tentou intervir. Apos passar tanto tempo observando o noivo, ficou tocada por saber que seu casamento seria repleto de lagrimas pela morte de Daviste. Assim ela convocou a Isis, a mensageira dos deuses, e lhe pediu para que fosse ao mundo subterrâneo para falar com Hades e lhe pedisse que devolvesse o homem ao mundo dos vivos.

E a deusa foi. chegando ao mundo subterrâneo  ela lhe transmitiu a mensagem de Hera. Hades porem, já tinha a alma do falecido em seu poder, e regressa-la ao mundo dos vivos seria abrir mão do que era, por direito seu. O deus recusou ao pedido de Hera, e assim Isis voltou ao Olimpo para trazer a deusa as más noticias.

Hera ficou furiosa, mas sabia que nada que fizesse faria o senhor do mundo subterrâneo mudar de opinião  Abalada em ver a tristeza de Mifesto, Hera enviou novamente Isis ao mundo inferior, desta vez pedindo-lhe ir ate Hipnos e pedir ao deus dos sonhos que ao menos deixasse pai e filho se reencontrarem em um sonho.

Hipnos aceitou. E na quinta noite, Mifesto dormiu entre lagrimas, enquanto recordava do pai. Ao dormir o noivo sonhou com seu pai, mas não como da ultima vez que o vira. Mifesto viu Daviste com as forças renovadas e cheio de energia. Pai e filho se abraçaram e Daviste pediu ao filho que limpasse suas lagrimas e voltasse a sua terra pois la sua noiva o esperava. Disse-lhe que ele não podia chorar mais pelo passado e sim pensar no lindo futuro que teria com sua mulher.

No amanhecer do outro dia Mifesto acordou disposto e determinado. Ele foi ate o porto determinado a voltar o mais rápido possível para os braços de Diniesta. Chegando lá pediu para viajar no primeiro barco que fosse a Delos. Os capitões porem estavam temerosos e nenhum ousava viajar naqueles dias. Os mares estavam turbulentos e agitados e entrar nas águas e enfrentar um mar desses era o mesmo que enfrentar a ira de Poseidon.

Mifesto procurou por todos os capotões de Atenas, mas eles diziam sempre a mesma coisa. O jovem já estava perdendo as esperanças quando um capitão mais forte e valente que os demais aceitou seu pedido. Meferon era seu nome, ele dizia não temer o mar por mais raivoso e impiedoso que ele fosse, pois nem mesmo Poseidon conseguiria impedi-lo de atravessar as águas  Mifesto pagou uma grande quantia em dinheiro para que pudesse viajar no navio de Meferon, então, naquele mesmo dia eles e os demais tripulantes partiram com os mares agitados a os aguardar.

Poseidon ouvindo as palavras de Meferon e irado com sua ousadia decidiu punir o capitão Ateniense. O deus lançou uma forte tempestade, porem o capitão mestre em sua arte comandou habilmente o navio e assim passou ileso pela perigosa provação. O deus ficou furioso, decidiu a acabar com o mortal, mas sabendo que a tempestade falha-rá mudou de estrategia. Fez com que as águas se tornassem calmas e inertes, e ordenou que os ventos parassem de soprar. Uma grande calmaria se fez, impedindo o avanço do navio e ameaçando matar a todos de fome.

Meferon porem não se intimidou. Ordenou que todos seus homens pegassem nos remos e juntos, usando apenas as forças de seus braços eles moveram o navio pelas águas Poseidon já estava ficando desesperado, o navio de Meferon chegaria em Delos em questão de poucos dias. O deus temia ser derrotado por um mero mortal em seus próprios domínios. Ele então lançou sua mais poderosa arma contra Meferon, algo tão destruidor que nenhum homem poderia resistir, as sereias.

Quando navegavam tranquilos e certos de sua chegada em segurança os tripulantes começaram a ouvir um canto distante. Era um som divino que dançava no ar e os encantava, uma melodia doce e convidativa. Nem mesmo Meferon conseguiu resistir a magia daquela musica. Ordenou para que navegassem em direção ao som. O navio seguiu este rumo e logo todos viram uma linda corte de sereias, elas estavam nuas, com os cabelos ondulando livremente ao vento, sentadas em uma cadeira de rochas pontiagudas. O navio se aproximou mais e mais das sereias. Os homens ao velas ficaram ainda mais apaixonados e navegaram com ainda mais fervor.

Antes mesmo que qualquer um desse conta o casco do navio se chocou contra as rochas, então era tarde demais. Em questão de minutos ele afundou levando todos junto. Meferon ousado e imprudente em sua astucia, condenou a todos por seu erro.

Do alto do Olimpo Hera que a tudo observava ao ver o perigo em que Mifesto se encontrava a deusa interviu. Ordenou ao vento Zefiro que intervisse novamente e tirassem o jovem do mar e o levassem em segurança para ilha de Delos.

Ao chegar em casa em segurança Mifesto finalmente se casou com Diniesta. Festas honrosas foram formadas. Hera para consagrar o amor do novo casal lhes presenteou com ricas joias e acessórios de ouro.

Dança: Cupidos



Mais um trabalho do grupo Kahina.
Veja o site: Clique aqui

Dança: Filhas de Hefesto



Trabalho do grupo de dança Kahina, desta vez retratando as filhas do deus das forjas Hefesto.
Para conhecer mais o trabalho do grupo Kahina confira o site: Clique aqui

Dança: Deméter



Dança em homenagem a deusa da agricultura Deméter, mais um maravilhoso trabalho do grupo Kahina.
Para visitar o site: Clique aqui

Dança: Ninfas



Dança em homenagem as ninfas, muito bom.
Site do grupo Kahina: Clique aqui

Dança: Atena


Dança do grupo Kahina em homenagem a Atena.
Visite o site do grupo Kahina: Clique aqui

Dança: Afrodite


Uma apresentação em dupla desta vez, retratando a deusa do amor Afrodite.
Veja o trabalho do grupo no site: Clique aqui

Dança: Sereias


Dança do grupo Kahina, da serie "Deusas da mitologia grega", retratando as belíssimas sereias.

Para vistar o site: Clique aqui

Dança: Hera



Mais um trabalho de dança do grupo Kahina, desta vez homenageando a senhora do Olimpo Hera.
Para conhecer o trabalho do grupo, visitem o site: Clique aqui

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Manga: Valkyrie profile



Um dos games de maior sucesso que ja conheci na plataforma de Playstation 1 e também em sua continuação em Playstation 2. Embora o mais conhecido seja o jogo, existe também o manga, em curtos dois volumes é contada a historia da Valkyria Lenneth, que desce a Midgard (a terra) para poder recrutar almas de grandes guerreiros e magos mortos, para lutarem na grande batalha do Ragnarok.

A historia é muito boa, embora obviamente seja bastante resumida se comparada ao game. Adorei esse manga e recomendo a todos que leiam, vale a pena.

Download (volume 1 e 2): Clique aqui

Filme: Thor


O filme conta a historia do herói dos quadrinhos Thor. O deus do trovão da mitologia nórdica perde seus poderes no inicio do filme e passa a viver com um pequeno grupo de humanos. O filme é legalzinho, o começo e o fim são muito bons, mas a maior parte do filme é enrolação no mundo humano (Midgar) é cansativa. 

Não foi tudo aquilo que eu esperava, mas é bem divertido, vale assistir.

Download: Clique aqui

Zeus master of Olympus



O costume de um deus se tornar protetor de uma cidade ma Grécia antiga era comum. Como exemplo mais conhecido temos Atenas, cidade protegida pela deusa da sabedoria Atena.

Zeus master of Olympus traz essa temática a tona. O jogo é em estilo Sim City, aonde você deve ordenar a construção de templos, cultivo de frutas, ordenar campanhas militares entre outras funções. As vezes o jogador tera que proteger a cidade da ira de outros deuses, pois os Olimpianos viviam brigando entre si, e claro acabava sempre sobrando para os coitados dos mortais também.

O jogo é bastante bem feito e com gráficos maravilhosos, e nem é tão grande (cerca de 500 megas). O único problema é que você se ve obrigado a controlar o Zeus e para os amantes de outros deuses (e que odeiam o Zeus) como eu, temos que nos contentar em controlar ele mesmo... fazer o que né?

Dança: Artemis



O Kahina e cia é um grupo de dança brasileiro. Dentre as temáticas abordadas a mitologia grega é bastante frequente.

Este vídeo contem uma dança dedicada a deusa Artemis. Muito bonita e bem feita, a combinação de dança com musica ficou sensacional.

Quem quiser conhecer mais do trabalho do grupo basta entrar no site e conferir:
Link do site


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Semi-deuses

Na mitologia grega é comum a união de deuses com mortais, gerando assim filhos com habilidades sobre-humanas (graças a sua origem divina), como força e agilidade elevadas. Porem apesar de tão maravilhosas habilidades ainda são mortais, estando assim eles em uma linha ténue entre o humano e o divino.

Os semi-deuses geralmente se tornam heróis, realizando grandes proezas, lutando em guerras, derrotando monstros ou fundando cidades. Irônico e importante observar que apesar destes grandes atos é comum que estes bravos guerreiros tenham uma morte estupida, infantil, sem nenhuma gloria. Este é o caso de Hercules que agonizando de dor por causa de um manto dado a ele por sua esposa Djanira se suicida em uma pira funerária (porem para renascer em todo o esplendor, subindo ao Olimpo como um deus), Teseu que morre empurrado de um precipício. Jasão que morreu esmagado por uma viga de seu próprio barco enquanto dormia.

Muito a que se falar destes gloriosos guerreiros, iremos porem citar apenas alguns deles, organizando-os por sua descendencia divina.

  • Artemis / Hera / Hestia


Com exceção de Hera, todas estas deusas escolheram por vontade própria se manterem virgens e puras. Hestia por ser voltada completamente a religião e a manter a paz familiar, dedicada a as coisas do espirito e não aos prazeres carnais. Artemis ao ver o sofrimento de sua mãe Leto no parto jurou que nunca se relacionaria com homem algum para não ter que passar pelas mesmas dores. Quanto a Hera por ser a deusa dos casamentos e dos amores legítimos nunca teve relações extras conjugais embora tenha gerado sozinha e por colera a Zeus a Hefesto. Por essas razões é impossivel se falar de semi-deuses nascidos dessas trés deusas visto que nenhuma dela teve relações com mortais.

  • Zeus


O maior fertilizador, Zeus deixou um grande numero de descendentes semi-deuses, fruto de seus incontáveis amores com mortais. Os filhos de Zeus são sem sombra de duvidas os maiores heróis da mitologia grega, realizaram grandes feitos, basta citar os doze trabalhos de Hércules, ou a empreitada de Perseu para enfrentar a Medusa. Herois menos conhecidos como os troianos Castor e Polux que inclusive fizeram parte da grande expedição dos Argonautas. Como exemplos de filhas temos a celebre Helena de Troia. Os filhos do deus do olimpo nasceram para a gloria e para o esplendor.

  • Apolo


O mais famoso filho de Apolo foi o celebre herói da Tracia Orfeu. Habilidoso musico, o semi-deus tocava com maestria a lira, instrumento por sinal criado por Hermes mas que logo foi trocado com Apolo ao qual se apaixonou pelo som produzido por ela. Orfeu também fez parte da celebre expedição dos argonautas e sua participação foi essencial para a sobrevivência do grupo, pois tocando sua lira que produzia canção mais bela do que a melodia das sereias, fez com que o grupo passasse pelo cortejo dessas letais caçadoras marinhas em segurança. Quando Orfeu morreu sua cabeça foi preservada e mantida como oraculo, a premonição era uma das habilidades de seu pai Apolo, pois o próprio deus deu lições sobre os mistérios da vidência a Hermes.


  • Poseidon


Os filhos de Poseidon normalmente são seres monstruosos como o ciclope Polifemo ou o gigante Crisaor. O deus dos mares é também avo de outras monstruosidades como Tifão e Equidna, ambos seres com características de serpentes (o que faz bastante sentido sendo eles também netos de Medusa). Com certeza o filho mais celebre do deus foi o herói Ateniense Teseu, que derrotou o Minotauro. Alem destas feitas o herói também lutou contra as amazonas ao lado de Hercules, tomando inclusive uma delas como esposa. O semi-deus juntou-se a Pirritio e juntos raptaram com sucesso Helena, mas quando tentaram fazer o mesmo com Persefone no mundo dos mortos acabaram presos em seus acentos, uma armadilha letal do deus do mundo inferior.

  • Hefesto


Como filha de Hefesto podemos citar de forma mais próxima possível a bela Pandora. Criada pelas mãos habilidosas do deus a linda mortal (mortal, pois não foi fruto de uma relação com uma humana, mas sim uma criação do deus). Pandora recebeu um dom de cada um dos Olimpianos fazendo assim justo ao seu nome "a que possui todos os dons". Irônico como a jovem possui uma perfeição física e é irresistível aos mortais sendo seu pai coxo e repudiado ate mesmo entre seus familiares.

  • Hermes


Jasão é o mais conhecido filho de Hermes. Foi ele quem liderou a expedição dos Argonautas em busca do velocino de ouro. Seu sucesso todavia não teria se concretizado se não fosse a ajuda da feiticeira Medeia, filha de Hecate, em outras versões era considerada sobrinha de Circe. O semi-deus usa dos sortilégios e dos conhecimentos mágicos de sua mulher para driblar os obstáculos que se aparecem em seu caminho. Porem o filho de Hermes encontra a ruína em sua aliança. Apos ser rejeitada pelo herói Medeia trama contra o mesmo, assassinando sua futura mulher. Como analise, podemos dizer que tal como o pai Jasão procura a maneira mais inteligente e astuciosa para alcançar seus objetivos, mas por não possuir a esperteza e astucia do mesmo, e sim uma dependência por parte de sua companheira, acaba tendo um final trágico.

  • Hades


O deus quase nunca sai de seus domínios e como o mundo dos mortos é infértil  ele não consegue gerar descendentes. Alguns consideram as Erinias como suas filhas com Persefones, mas mesmo tomando essa versão como verdade não temos nenhum exemplo conhecido do deus gerando filhos com mortais.

The battle of Olympus



The battle of Olynpus é um dos poucos jogos de RPG-plataforma sobre mitologia grega que conheço. Muito andes de Kratos sonhar em destruir o Olimpo este pequeno, porem carismático jogo já havia deixado sua marca.

A historia é uma adaptação e união de dois famosos mitos gregos. O primeiro "Orfeu e Euridice" aonde o Orfeu perde sua amada Euridice que havia sido picada por uma serpente venenosa e morrido. O herói desce ao Hades (nome do mundo dos mortos e também do deus dos mortos) a fim  de pedir ao deus dos mortos Hades que lhe devolva sua amada. O segundo mito e por sinal meu favorito "Deméter e Persefone" conta a historia de como o deus do mundo inferior rapta a deusa Persefone a transforma em sua esposa, porem graças a persistência e determinação de Deméter (deusa da agricultura e mãe de Persefone) um acordo é selado aonde a deusa ficaria trés messes do ano no mundo dos mortos como esposa de Hades e rainha do mundo dos mortos, e os outros nove meses na companhia da mãe.

Sem entrar nos detalhes dos mitos pois não é esse o ponto em questão, vamos falar do jogo (the battle of olympus). O jogo tem Orfeu como herói, sua amada Euridice foi picada por uma serpente e morta levada assim para o mundo dos mortos aonde Hades desejava torna-la sua rainha. 

Orfeu se sentiu terrivelmente abatido ao saber do triste destino de Euridice. Afrodite, deusa do amor que havia companhado de perto a intensa paixão dos dois promete ajudar o herói a recuperar sua mulher.

E assim começa a historia, armado com uma simples clava Orfeu terá que encontrar os trés fragmentos de coração, para assim poder adentrar no Tartaro a região mais perigosa do Hades e reclamar Euridice. Porem  Orfeu jamais conseguiria realizar tal tarefa sozinho. Assim contara com o apoio de diversos deuses, dentre eles Zeus, Atena, Apolo, Hermes, Poseidon entre outros que o presentearão com itens mágicos essenciais para seu sucesso.

O jogo é extremamente difícil e cansativo, mas é maravilhoso, ainda mais para quem adora jogos antigos e mitologia grega. Orfeu viaja por varias cidades da Grécia enfrentando poderosas criaturas, como a Lamia, Hydra, leão de Nemeia, Ciclopes e muitos outros. A batalha final se trava no Tartaro aonde Orfeu terá que encarar o deus do mundo dos mortos em pessoa!

Site The battle of Olympus (com detonado e varias informações): Clique aqui
Download (em ingles): Clique aqui

Phelios



Phelios é um jogo de Mega drive criado em 1988. O jogo tem como tema a mitologia grega, uma jogabilidade simples, possuindo uma historia igualmente simples.

No jogo e jogador controla o deus Apolo, que conta com a ajuda do famoso cavalo alado Pegasos em uma difícil tarefa de salvar a deusa Artemis, irmã do deus.

O jogo é do estilo de nave, e possui apenas sete fases. Ao final de cada fase o deus precisa enfrentar uma poderosa criatura, dentre estas criaturas estão a temível Medusa, as Greias, a bela e letal Siren, entre outras.

Um jogo simples com uma jogabilidade leve, aconselho a todos darem uma olhadinha.

Phelios: Download
Emulador de Mega drive: Download


domingo, 18 de novembro de 2012

God of war 1



God of war é um jogo de Playstatyon 2. Nele é contada a historia de Kratos, um lendário espartano que em meio a uma guerra que estava sendo derrotado jura fidelidade ao deus da guerra Ares para lhe dar poder. Assim começa a vida tortuosa de Kratos, marcado pelo odio e pelo prazer das lutas o espartano lidera muitas guerras em nome de seu novo mestre.

Ares porem o faz sentir uma grande loucura, e uma cólera repentina o que o faz matar sua mulher e filha. Este ponto da historia é bastante semelhante ao do mito do grande Hercules que manipulado por uma loucura insana mandada pela deusa Hera, mata sua mulher e filhos.

A historia do jogo começa anos depois, quando abandonando Ares e a serviço da deusa Atena, ele deve derrotar seu antigo mestre, pois o deus da guerra estava a atacar a cidade de Atenas. A deusa da sabedoria poderia lutar contra, mas a mando de Zeus a guerra entre deuses estava proibida. Assim restaria a ela, mandar um mortal para fazer a tarefa em seu lugar.

Para conseguir derrotar o deus, Kratos precisara encontrar a lendaria caixa de Pandora, e nessa dificil tarefa contara com o auxilio de Atena, e de outros deuses que lhe darão poderes diversos, como Zeus, Poseidon e Artemis.

O jogo tem excelentes gráficos e historia, cenas de extrema violência (ao estilo mortal kombat).o melhor jogo envolvendo mitologia grega ja produzindo em minha opinião, vale conferir!

Perseu



Talvez o maior herói grego. Perseu possui um mito vasto e maravilhoso ao qual o consagra como o assassino de uma das mais temíveis criaturas míticas  a Medusa, uma mulher com cabelos de serpente que podia petrificar qualquer um que olhasse em seus olhos. Para falar deste herói é necessário primeiro citar a historia sobre seu nascimento.

Acrisio rei de Argos soube através de uma profecia que seria morto por seu neto. O rei tinha apenas uma unica filha, a princesa Danae. Temendo a realização da profecia ele prendeu-a em uma torre e lá a deixou para morrer sem comida e sem bebida.

A mortal porem atraiu a atenção de Zeus, que como grande fertilizador adentrou na torre se metamorfoseando em chuva de ouro e fecundou a princesa, dando-lhe um filho, Perseu.

Ao saber do nascimento do garoto Acrisio novamente tenta assassinar sua filha e desta vez levar o neto junto. Colocou os dois em uma pequena embarcação e a lançou ao mar. As chances de mãe e filho sobreviverem eram pequenas, mas Zeus fez com que bons ventos soprassem e a embarcação chegou em segurança a ilha de Sirifo e foi la que ocorreu o crescimento do filho de Zeus.

Perseu cresceu como um garoto forte e bem dotado, como era comum de um semi-deus. O rei de Sirifo porem desejava possuir Danae, mas para tanto precisava se livrar de Perseu. Ele então exigiu de todos os habitantes da ilha um presente, Perseu era pobre e não tinha dinheiro para pagar mas prometeu trazer ao rei o melhor dos presentes, a cabeça da mortal Medusa.

Para que sua jornada resultasse em sucesso o semi-deus precisaria contar com a ajuda divina. Hermes o mensageiro dos deuses o emprestou suas chinelas aladas e lhe advertiu a encontrar trés ninfas que lhe dariam presentes essenciais para derrotar a medusa.

O problema consistia em saber a localização exata delas. Ninguém sabia aonde estas ninfas viviam com exceção das Greias, trés velhas sabias que possuiam apenas um olho e um dente e os dividiam entre elas. O heroi de Argos se encontrou com elas e roubando o olho exigiu saber a localização das nnfas em troca deste. Relutantes e irritadiças elas concordaram dando ao heroi a valiosa informação. Perseu jogou o olho na areia e deixou as trés irmas brigando pelo valioso pertence.

Ao encontrar as Ninfas estas o receberam com hospitalidade, e sem resistencia lhe entregaram os presentes que o ajudariam em sua missão. Uma espada magica de Zeus, o escudo dourado de Atena e por ultimo o magnifico elmo de invisibilidade de Hades.

Armado com tão magnifico equipamento o filho de Danae foi ao encontro de sua inimiga. Perseu era inteligente e sabia que se atacasse a Medusa de frente seria derrotado. Com isso em mente o heroi andou de costas usando o interior espelhado do seu escudo para se guiar (O olhar da medusa refletido não petrificava). Uma sangrenta batalha se iniciou e o filho de Zeus consegiu sair triunfante do combate, cortando  a cabeça da gorgona.

Conta-se que do sangue que escorreu da cabeça da Medusa nasceu o cavalo alado Pegaso e o gigante Crisaor.

Quando o heroi voltou a Sirifos se deparou com o casamento de sua mãe com o rei. Era que este se aproveitando da ausência do heroi resolveu se casar com Danae. Na festa de casamento também estava a Acrisio. Perseu ergueu a cabeça da gorgona e ao olha-la os dois viraram pedra, cumprindo assim a profecia de que Acrisio seria morto por seu neto.

A outras variantes do mito que contam que Perseu petrificou apenas ao rei de Serifos e mais tarde durante os jogos olimpicos o heroi ao participar da prova de arremessar o disco, lançou-o com tão infortuno que acertou a Acrisio que estava assistindo, matando-o.

Ao final de sua gloriosa vitoria Perseu colocou a cabeça da medusa em seu escudo, e devolve-lo a Atena, tornando a arma da deusa ainda mais poderosa.

Poucos sabem, mas o filho de Danae é também ancestral de outro grande heroi grego, Hercules, sendo este talvez o unico que superou o heroi de Argos.

sábado, 17 de novembro de 2012

Furia de titãs (1981)



Primeira versão do filme "Furia de titãs" produzido em 1981. A historia esta muito mais interessantes e o mito muito mais bem contado, tirando os efeitos especiais fracos o filme é maravilhoso.

Download: Clique aqui

domingo, 11 de novembro de 2012

Tirreme


O tirreme foi uma revolução na marinha. Criado no seculo V a.c. pelos gregos, tinha como inovação o uso de vários remos que permitiam a embarcação se mover muito mais rapidamente e não depender mais do auxilio do vento.

Usado pela primeira vez pelos atenienses na guerra contra os Persas ao qual lhe atribuiriam uma gloriosa vitoria.

Leão de Nemeia



O leão de Nemeia era um monstruoso e gigantesco leão que habitava o bosque de Nemeia, que também era o nome de uma cidade em suas proximidades. Essa criatura era temida pois alem de sua força gigantesca e presas afiadas possuía uma pele impenetrável.
Derrotar esta besta foi o primeiro dos doze trabalhos impostos a Hercules. O heroi inicialmente a atacou com flechadas mas estas se mostraram inúteis em seguida atacou com sua clava mas o resultado foi o mesmo, então usando sua inteligencia o filho de Zeus agarrou o leão com seus braços fortes e a apertou com força, matando-a de asfixia.