Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

Erinias


As Erinias (as Furias romanas) são trés entidades aladas relacionadas a vingança. Com cabelos entrelaçados de serpentes e com tochas e chicotes nas mãos. No inicio eram guardias da ordem natural das coisas, punindo assim quem ultrapassava os limites morais, porem com o passar do tempo se especializaram em punir quem derramava sangue de parentes.
As Erinias são trés Aleto "A incessante, a implacável", Tisifone "A que avalia o homicídio, a que pune o crime" e Megera "A que persegue, a que tem aversão por" (que carinhosamente apelidamos nossas sogras!).
Os crimes de parentes deviam ser vingados, pois caso contrario poderiam gerar um odio e sentimento de vingança destrutivo para a família e para toda a comunidade. Era como um veneno que se espalhaca rapidamente corrompendo o coração das pessoas. O crime deveria ser punido para que essa corrente de ódio e de vingança terminasse. 
Era nesse ponto que as Enirias agiam, perseguindo atormentando e então eliminando o individuo que tivesse tirado o sangue de um parente. Elas poderiam ser assustadores e temíveis, mas suas ações mesmo que aparentemente perversas eram benévolas para as comunidades, uma forma sangrenta de se fazer a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário