Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2012

Pandora



Pandora (Pan = todo, dora = dons) pode ser entendido como "Aquela que possui todos os dons". Ela foi criada pelo deus Hefesto, a pedido de Zeus, para entendermos melhor sobre o nascimento de Pandora devemos voltar ate uma época anterior ao seu nascimento e contar a historia de Prometeu.

Prometeu era um deus que, acreditando no potencial dos humanos e em seus valores roubou o fogo que pertencia aos deuses e o deu aos humanos, nesse sentido o fogo pode ser entendido como a criatividade, o poder de criação e modelagem, o fato do fogo ter sido roubado das forjas de Hefesto, o deus forjador, e por consequência um artista genial, fortifica ainda mais a afirmativa de que ele representava não o elemento fogo literalmente, mas sim o poder de criação.

Porem tal fato não agradou em nada ao deus dos deuses, Zeus decidiu punir Prometeu, e assim o aprisionou em uma montanha aonde uma ave lhe comia o figado, por ser um deus Prometeu se regenerava e no dia seguinte a ave voltava para castiga-lo novamente.

Zeus decidiu também punir os humanos e para isso criou Pandora, como já foi dito "aquela que possui todos os dons" a Fenme fatalis a representação da mulher sedutora e irresistível que pode levar qualquer homem a ruína, no caso de Pandora ela não levou apenas um homem a ruína, e sim a humanidade inteira.

Hefesto forjou Pandora e cada um dos deuses lhe deu um dom especifico, então Zeus enviou Pándora aos humanos e lhe deu uma caixa, o pai dos deuses lhe ordenou a nunca abrir a caixa, embora ele soubesse que seria exatamente isso que ela faria.

Por inúmeros dias Pandora carregou a pequena caixa a qual conhecemos como "Caixa de pandora", ela era constantemente persuadida por vozes que saia da caixa que a ordenavam que abrisse-a, um dia ela não aguentou e abriu a caixa, dela saíram varios espíritos malignos, assustada Pandora voltou a fechar a caixa.

Desde então os espiritos malignos corromperam os corações humanos, o mito conta como a humanidade foi maculado por todos os tipos de pecado. Podemos ver uma forte semelhança com o mito cristão de Adão e Eva, que apos Eva comer o fruto proibido, a humanidade é corrompida pelo conhecimento do bem e do mal.

Voltando ao mito de Pandora, assustada e se sentindo culpada ela foi envolvida por um grande remorso e depressão, porem ela ouviu uma voz saindo da caixa, um espirito pedindo para que ela abrisse a caixa e o libertasse, falando que ele era o espirito que poderia tentar concertar todos os males que os outros espíritos fizeram. De inicio Pandora se negou, disse que não abriria a caixa, que ele era apenas outro espirito maligno, porem ela cedeu, sabia que a humanidade estava condenada e por isso apostou tudo no espirito e abriu a caixa.

O espirito que se libertou da caixa era a esperança ela adentrou no coração dos humanos e os inflamou, assim apesar de todos os males, e de quão ruim a vida esteja, os humanos teriam a esperança de uma vida melhor, e assim poderiam prosseguir.

O mito de Pandora é um dos mais belos de toda a mitologia grega, nele se mostra a tentação pela Fenme fatalis, a maculação dos seres humanos, e sua decadência, saindo da idade do ouro, e indo ate a pior das idades a idade do ferro (atual idade aonde vivemos), a historia divina segue um caminho inverso, vindo do caos e da desordem trazida pelos titas ate o brilho, esplendor e equilíbrio do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário