Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2012

Deus favorito



Bom gente, todo mundo tem seu deus favorito, sempre tem um a qual nos identificamos mais, gostamos mais e achamos mais interessantes. O contrario também é verdade, sempre a um deus a qual não gostamos não "vamos com a cara" ou simplesmente gostamos menos.

Normalmente aqui no blog tento passar de forma imparcial as informações sobre os deuses, heróis, mitos ou seres misticos, mas eu apenas tento. É impossível para qualquer pessoa ser totalmente imparcial, talvez apenas as maquinhas sejam (e talvez nem elas sejam...).

Então dando minha resposta a famosa pergunta "Qual seu deus favorito?", no caso dos deuses gregos o meu deus, ou melhor a minha deusa favorita é Demeter.

Sempre tive uma forte empatia com ela. A relação Demeter/Persephone é muito interessante, e se analisarmos com atenção não foi a deusa da agricultura quem conseguiu rachar com o sistema fortemente patrilinear da Grécia antiga? O mito de Demeter e Persephone é um dos poucos em que mostra a vontade feminina. A busca incansável de Demeter pela filha superar o poder masculino representado por Hades.

Demeter é gentil, amorosa e bondosa, mas todos tem defeitos, e deuses não são exceções. A deusa da agricultura representa uma mãe cuidadosa e atenciosa, porem apegada demais a filha no sentido de não querer que ela siga com seus próprios pés. Ela é uma mãe super protetora, que cria um ninho aconchegante e quentinho para abrigar Persephone, protegendo-a de todos os males do mundo. Isso só demonstra o quanto ela é dependente de Persephone, ela é cega e não enxerga que a filha precisa sair desse ninho para se tornar uma deusa mais independente e melhor. Demeter/Persephone representam um estado a qual todos temos dificuldade em ultrapassar. É aquela época em que temos que sair dos braços amorosos da mãe para ganhar o mundo e conquistar nossa independência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário