Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hestia


Hestia é uma dentre os seis filhos de Crhonos, irmã de Hades, Poseidon, Zeus, Hera e Demeter. É fato que a presença de Hestia na mitologia grega é sutil e passa por muitos desapercebida, porem apesar da personalidade reclusa ela é uma deusa de grande poder e de grande importância no olimpo.

Hestia é a deusa da lareira, temos que nos atentar no sentido da lareira na Grécia antiga, ela assume um papel de união familiar "A lareira a qual todos se sentam em circulo ao seu redor", o calor humano que liga a todos da família.

Hestia também simboliza a lareira em seu sentido religioso. O fogo sempre teve um significado religioso, ascendemos velas para os santos, na Wicca é comum ascenderem velas nos rituais em homenagem ao deus e a deusa, e também para representar o elemento do fogo.

Hestia é uma deusa reclusa, ela se priva de todos os prazeres, e se isola no Olimpo aonde reza pela estabilidade e paz entre os olimpianos. É uma deusa bondosa, sendo muitas vezes mencionada como a chama do olimpo. Ela representa as mulheres devotas a trabalhos religiosos. 

Na Grécia antiga as sarcedotisas que trabalhavam nos templos deveriam ser imaculadas e puras, fato ao qual não deveriam ceder aos prazeres da carne e deveriam se manter virgens. Hestia representa bem este papel, sendo ela uma deusa virgem (assim como Artemis) embora que no caso da deusa da caça essa reclusão sexual se deu ao fato de que ela sentia pavores de ficar gravida e sentir as dores do parto, e no caso de Hestia a reclusão sexual foi uma escolha feita para manter sua pureza.

Junto com Zeus, Hestia representa uma força que liga os olimpianos e os mantem unidos. No caso do pai dos deuses ele mantem a ordem por causa de seu poder e autoritarismo, já no caso de sua irmã ela é uma chama gentil que acalma  a todos acabando com os desentendimentos.

domingo, 26 de agosto de 2012

Deus favorito



Bom gente, todo mundo tem seu deus favorito, sempre tem um a qual nos identificamos mais, gostamos mais e achamos mais interessantes. O contrario também é verdade, sempre a um deus a qual não gostamos não "vamos com a cara" ou simplesmente gostamos menos.

Normalmente aqui no blog tento passar de forma imparcial as informações sobre os deuses, heróis, mitos ou seres misticos, mas eu apenas tento. É impossível para qualquer pessoa ser totalmente imparcial, talvez apenas as maquinhas sejam (e talvez nem elas sejam...).

Então dando minha resposta a famosa pergunta "Qual seu deus favorito?", no caso dos deuses gregos o meu deus, ou melhor a minha deusa favorita é Demeter.

Sempre tive uma forte empatia com ela. A relação Demeter/Persephone é muito interessante, e se analisarmos com atenção não foi a deusa da agricultura quem conseguiu rachar com o sistema fortemente patrilinear da Grécia antiga? O mito de Demeter e Persephone é um dos poucos em que mostra a vontade feminina. A busca incansável de Demeter pela filha superar o poder masculino representado por Hades.

Demeter é gentil, amorosa e bondosa, mas todos tem defeitos, e deuses não são exceções. A deusa da agricultura representa uma mãe cuidadosa e atenciosa, porem apegada demais a filha no sentido de não querer que ela siga com seus próprios pés. Ela é uma mãe super protetora, que cria um ninho aconchegante e quentinho para abrigar Persephone, protegendo-a de todos os males do mundo. Isso só demonstra o quanto ela é dependente de Persephone, ela é cega e não enxerga que a filha precisa sair desse ninho para se tornar uma deusa mais independente e melhor. Demeter/Persephone representam um estado a qual todos temos dificuldade em ultrapassar. É aquela época em que temos que sair dos braços amorosos da mãe para ganhar o mundo e conquistar nossa independência.




Sereias


Não se sabe ao certo a historia acerca do nascimento das sereias na mitologia grega. Mas é fato que elas estão presentes nos mitos gregos, fato que pode ser visto na busca pelo velocinio de ouro.
As sereias são seres de rara beleza, com a parte inferior do corpo de peixe, e a superior humana. Atraentes e sensuais elas atraiam os marinheiros com seus cantos exóticos. Um parenteses que merece atenção, o canto é capaz de mexer com os sentidos das pessoas. 
As sereias são uma das varias personificações do arquétipo da mulher sedutora e perigosa, a Femme fatalis, elas se assemelham as sensuais e sombrias vampíras, as irresistiveis demonias succubus, dentre muitas outras.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Narciso


Filho do rio Cefiso e da ninfa Liriope. Narciso logo ao nascer era de uma beleza impar. Nunca havia se visto tamanha beleza nem mesmo entre os imortais.
Assim começa o mito, e logo podemos fazer algumas observações sobre o mesmo. É comum nas historias gregas haver um limite, uma "linha invisível", que delimita os limites humanos. Ultrapassar esse limite (propositalmente ou não) é um erro fatal, pois um mortal não deve jamais competir com os imortais. Eles são ciumentos e vingativos, e estão prontos para punir severamente aqueles que os desafiarem.
Narciso é uma dessas pessoas que ousou ultrapassar os limites humanos, podemos fazer uma analogia com a historia de Icaro que por tentar voar alto demais para alcançar o sol teve suas asas derretidas e morreu tragicamente afogado. O destino do filho de Liriope é, literalmente, o mesmo.
Narciso cresceu, um jovem bonito ao qual todas as mulheres da Grécia se apaixonavam. Todas as cortejavam, mas Narciso orgulhoso demais de sua beleza amava apenas a si próprio, sendo incapaz de ver alguma beleza nos outros, assim dispensava todas suas admiradoras com frieza.
Preocupada com o filho, Liriope foi consultar um velho e cego profeta Tirésias. Ela perguntou ao profeta sobre o futuro de Narciso e o velho respondeu que contanto que ele nunca visse seu reflexo, Narciso teria uma vida longa.
Apos ouvir as palavras de Tiresias, a mãe de narciso jogou fora todos os objetos refletores e aconselhou ao filho jamais contemplar o próprio reflexo. 
Narciso assim fez, e por anos viveu sem problemas, um dia porem enquanto se banhava as margens de um lago ele acabou contemplando por acidente seu rosto refletido nas águas. Narciso se apaixonou pela imagem que viu, como foi dito ele era uma pessoa fútil incapaz de amar aos outros, seu amor se restringia apenas a sua própria pessoa, a sua beleza, e apos ver seu reflexo ele mergulhou nas águas do lago, nadando desesperadamente atras de seu reflexo. Narciso morreu afogado e de onde ele morreu nasceu uma flor de rara beleza chamada Narciso.

É preciso uma rápida observação sobre a flor-narciso, ela é descrita como "bonita e inútil" de uma enorme beleza, porem era apenas bela e nada a mais. Outro ponto interessante e importante para ressaltarmos é que Narciso nasceu de uma ninfa com um rio, tendo assim suas origens em seres que representam as forças da natureza. Ele morre na aguá e se torna uma flor, mostrando sua relação com os poderes da natureza.

Foi em homenagem a Narciso que foi criado o termo Narcisismo, usado para definir pessoas preocupadas apenas consigo mesmas, egoístas, e excessivamente orgulhosas, fúteis e incapazes de ver beleza em algo que seja diferente de um espelho.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Analise arquetípica dos deuses gregos

Anteriormente eu postei aqui no blog, uma analise dos arquetípicos dos deuses gregos (masculinos). Hoje venha completar o quadro adicionando também as deusas. O quadro consta de dados apenas dos principais deuses olimpicos, material retirado dos livros Mitologia grega Vol II e III de Junito de Souza brandão.


Zeus
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, definitivamente racional, intuitivo e sensível.
Dificuldades psicológicas: Autoritário, cruel por vezes, Inflação, imaturidade emocional.
Pontos de apoio: Hábil no uso do poder, resoluto, prolífico.

Poseidon
Visão psicológica Junguiana: Ora introvertido, ora extrovertido, definitivamente sentimental.
Dificuldades psicológicas: Emotividade destrutiva, instabilidade emocional, excessiva autoestima.
Pontos de apoio: Leal, fácil acesso aos sentimentos.

Hades
Visão psicológica Junguiana: Definitivamente introvertido, definitivamente sensível, vive alheio ao tempo.
Dificuldades psicológicas: Inadequação social, distorção da realidade, depressão, baixa autoestima.
Pontos de apoio: Mundo de imagens interiores, rico, desprendido.

Apolo
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, intuitivo, reflexivo, visão do futuro
Dificuldades psicológicas: Arrogância, distanciamento emocional, age a distancia.
Pontos de apoio: Sabe apreciar a claridade e a forma, hábil em atingir metas.

Ares
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, definitivamente sentimento e sensação, vive o presente.
Dificuldades psicológicas: Reação emocional, abusivo,  intempestivo, bode expiatório, baixa autoestima.
Pontos de apoio: Integração psicossomática, expressividade emocional.

Hermes
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertido, definitivamente intuitivo, geralmente mediativo.
Dificuldades psicológicas: Impulsivo, visão do presente, passado e futuro, "Adulescens aeternus".
Pontos de apoio: Capacidade para compreender significantes e significados, amigo, comunicador de ideias.

Hefesto
Visão psicológica Junguiana: Definitivamente introvertido, definitivamente sentimento e sensação, busca do presente.
Dificuldades psicológicas: Inadequação social, bufão, baixa autoestima.
Pontos de apoio: Criatividade, engenhosidade, habilidade manual, capacidade para ver e criar o belo.

Dionisio
Visão psicológica Junguiana: Ora extrovertido, ora introvertido, definitivamente sensação, vive o presente imediato.
Dificuldades psicológicas: Distorção na autopercepção, abuso da essência.
Pontos de apoio: Apreciação da experiencia sensorial, intensidade apaixonada, amor a natureza.

Atená
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertida, definitivamente reflexiva, normalmente pouco sensível.
Dificuldades psicológicas: Distante emocionalmente, astuciosa, carente de empatia.
Pontos de apoio: Ágil em pensar com acerto, objetiva na solução de problemas,sempre disposta a formar solidas alianças com os homens.

Hera
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertida, normalmente sensível, normalmente carinhosa.
Dificuldades psicológicas Ciumenta, vingativa, rancorosa, inábil em romper uma relação destrutiva.
Pontos de apoio: Fiel, capaz de manter para sempre os compromissos assumidos.

Artemis
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertida, normalmente intuitiva, normalmente sensível.
Dificuldades psicológicas: Distante emocionalmente, cruel, rancorosa.
Pontos de apoio: Hábil na consecução de seus objetivos, autônoma, independente, amiga das mulheres.

Afrodite
Visão psicológica Junguiana: Definitivamente extrovertida, definitivamente sensível.
Dificuldades psicológicas: Prodiga em relacionamentos amorosos, promiscua, lenta em avaliar consequências.
Pontos de apoio: Sagaz em desfrutar da beleza e do amor, sensual e criativa.

Hestia
Visão psicológica Junguiana: Definitivamente introvertida, normalmente sensível e intuitiva, normalmente recatada.
Dificuldades psicológicas: Distante emocionalmente, socialmente carente.
Pontos de apoio: Amante da solidão, espiritualmente criativa.

Deméter
Visão psicológica Junguiana: Normalmente extrovertida normalmente sensível.
Dificuldades psicológicas: Depressiva, introvertida, dependente como agente de nutrição, inábil em planejar a gravidez.
Pontos de apoio: Habilitada para a maternidade e para a nutrição, generosa.

Persephone
Visão psicológica Junguiana: Normalmente introvertida, normalmente sensível.
Dificuldades psicológicas: Depressiva, manipulável, voltada a fantasia.
Pontos de apoio: Receptiva, imaginosa, sonhadora.