Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

As seis invasões da Irlanda mistica

Conforme o Livro das invasões uma obra escrita por monges cristãos, houveram ao todo seis invasões na Irlanda ate que esta terra fosse enfim povoada. As invasões foram realizadas por varios povos e cada um trouxe a ilha novos conhecimentos como agricultura, metalurgica entre outros.
As seis invasões foram:

1º Invasão

A primeira invasão foi protagonizada por uma mulher Cessair, filha de Birth (um quarto filho de Nóe, não mencionado no genesis). Apos serem a eles negado o direito de subir na arca pai e filha decidiram escapar do diluvio do jeito deles.
Cessair, Birth e tantos outros viajaram em trés embarcações a procura de uma ilha segura da furia de Deus, como vemos o numero trés de grande importancia para os Celtas esta aqui presente. Das naus porem apenas uma chegou ao destino, a mesma que continha Birth e Cessair o marido desta Fintan, Ladra, o piloto, e mais cinquenta donzelas e mais muitos homens.
Com o passar dos dias porem a pequena população se reduziu a apenas Cessar ,seu marido e as cinquenta donzelas. Coube então a Fintain a incumbencia de despossar as cinquenta mulheres (algo semelhante ao Hercules grego que em cinquneta noites ou em outra versão em apenas uma noite despossou o mesmo numero de mulheres). Fintan porem estava longe de ser um Hercules-celta, com medo da incumbencia ele se metamorfoseou em salmão, animal que para os Celtas simboliza o conhecimento.
As cinquenta mulheres morreram, e Cessair continuou seu desejo de povoar a ilha, porem o destino mostrou que não eram os descendentes de Nóe que deveria reinar nessa terra. Cessair adormeceu, em uma caverna, simbolizando a terra adormecida. A neta do Nóe foi desde então considerada uma divinidade. Ela continuaria em seu sono ate que chegasse o dia em que a ilha por fim deveria ser habitada, dando assim a sua benção aos merecedores de reinar naquelas terras.

2º Invasão

A segunda invasão ocorreu por parte de Partholon. Oriundo da Grecia ele havia assassinado os pais em uma disputa sucessoria. É comum nos mitos gregos que ao cometer um crme a pessoa ficasse marcada, o crime deveria ser purificado para que sua culpa não atraisse severas punições dos deuses, não apenas para ele, mas para sua familia inteira. Partholon estaria então fugindo das temiveis Erinias (ou furias conforme a denominação romana) que tinham como dever punir os crimes entre familiares.
Da mesma forma que a Irlanda protegeu a Cessair e seu pai da ira do deus cristão salvando-os do diluvio, o mesmo ocorreu a Parthelon que conseguiu escapar das garras das erinias.
Como segundo colonizador da ilha, Parthelon que era agricultou trouxe a Irlanda o conhecimento da agricultura e a produção de cerveja alem do famoso caldeirão, muito comum nos mitos e historias de bruxas. O grego veio junto de uma grande comitiva que incluia ate mesmo druidas, homens versados nas artes magicas.
Partholon e seu povo perceberam porem que a linda terra da Irlanda não deveria ser conquistada tão facil. Da mesma forma que os deuses olimpicos tiveram que derrotar os titãs e os senhores nordicos de Asgard precisaram triunfar contra os gigantes, eles também teriam sua provação.
A Irlanda era atacada de tempos em tempos pelos Fumores gigantes marinhos ferozes e destruitivos que habitavam o fundo dos oceanos. A batalha entre o povo de partholon e os Fumores foi devastadora trazendo a vitoria aos gigantes marinhos. Os habitantes da ilha ainda conseguiram sobreviver por mais 120 anos ate serem banidos definitivamente por uma peste.

3º Invasão

A terceira invasão foi realizada por Nemed (que quer dizer sagrado) este veio com uma comitiva de 34 embarcações, mas tal o exemplo e Cessair apenas uma chegou em segurança a ilha. Foi graças a Nemed que o conhecimento da espiritualidade ficou conhecido nas terras irlandesas. Seu reinado na ilha durou pouco, pois tal como na ultima invasão os Fumores atacaram e destuiram boa parte do povo de Nemed, os nemedianos. houve um contra-ataque aonde os nemedianos atacaram os Fumores em seus palacios submarinos, mas eles foram novamente massacrados e a ilha da Irlanda voltou a ficar desabitada.

4º Invasão

Um sobrevivente dos nemedianos foi quem liderou a quarta invasão. Fir Bolg apos a derrota de seu povo viajou a Grecia aonde lá se exilou. Tempos depois voltou a Irlanda como lider da quarta expedição de conquista a ilha. O reinado de Fir foi prospero e ele quem induziu o ferro na ilha. Seu reinado chegou ao fim não com ataque dos Fumores, mas sim graças aos quintos e mais importantes invasores, os deuses Celtas.

5º Invasão

O quinta invasão foi feita pelos deuses Celtas que de tão convictoos estavam em viver na nova terra, que mal atracaram na ilha quemaram seus barcos para que o desejo de retornarem não os assola-se. Os deuses derrotaram os ocupantes da ilha e mais adiante travaram uma segunda guerra contra os temiveis Fumores. Neste ponto percebemos que a vitoria dos deuses sobre os gigantes do mar simboliza como eles submeteram a força das aguas, algo que apenas deuses poderiam fazer. Graças a isso eles estariam preparando a Irlanda para receber seus ultimos colonizadores, dos quais deles descende todo o povo Irlandes.

6º Invasão

A sexta e ultima invasão foi realizada pelos milesianos, eles receberam este nome por serem liderados pelo espanhol Mile Espaine. Mile porem teve um fim tragico e como Moises morreu antes de chegar a sua terra prometida.
Com a morte de seu antigo lider, foi Bregon o lider da invasão quando as naus dos milesianos chegaram as marges da ilha. Os milesianos porem não tinham a menor chance de derrotarem os deuses Celtas e tomar o controle da Irlanda, acontece que Cessar a protagonista da primeira invasão despertou de seu sono e se pos do lado dos mortais, pois sabia eram eles que deveriam colonizar aquela terra. Agora divinizada Cessair era uma deusa trplice que possuia trés formas. De dia era chamada Banba, a noite Fothla e enquanto adormecida Eriu.
Com a ajuda e benção da deusa os milesianos rivalizaram com os deuses na guerra que travavam pela terra prometida. Estes ao perceberem que a deusa uma força maior do que a deles havia escolhido os mortais para habitar a Irlanda se recolheram e assim os milesianos povoaram a Irlanda.
Os deuses Celtas porem não deixairam de conviver e a olhar os mortais. Eles se recolheram nos Slidhes que eram dominios divinos e particulares de cada deus. Os Slidhes ficavam debaixo da terra e os deuses muitas vezes saiam deles e se relacionavam com os mortais o que deu origem a grade parte dos mitos Celtas.

Referencias bibliograficas:

FRANCHINI, Ademilson S. As melhores histórias da mitologia Celta. Porto Alegre. Editora Artes e oficios. 2011.

2 comentários:

  1. Belo texto, com referências históricas e bíblicas "from Ireland".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Agora que você falou em referencias lembrei que não citei a obra que utilizei para escrever este post e ele foi "As melhores histórias da mitólogia Celta" de A. S. Franchini.

      Excluir