Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Artemis


Artemis é a deusa da lua e da caça, por este fato é sempre representada com um arco, é dito que os feixes luminosos da lua são na verdade as flechas disparadas pela deusa.

Artemis é filha de Zeus e de Leto, irmã gemeá de Apolo (sol), a prata representa a deusa pois este sempre representou a lua, da mesma forma que o ouro simboliza o sol. Artemis é uma deusa bondosa e pura que escolheu manter sua virgindade, em um dos mitos porem conta-se que Niobe casada com Anfion teve quartoze filhos, esta riu de Leto mãe de Artemis, dizendo-lhe que ela era inferior por ter gerado apenas dois, humilhada Leto pediu para que seus filhos matassem os filhos de Niobe, e assim foi feito, com suas flechas certeiras Artemis matou as sete filhas de Niobe enquanto Apolo matou também com flechas os sete filhos, infeliz Niobe voltou para o reino de seu pai e se refugiou no monte Sipilo, la ela foi transformada em rochedo pelos deuses, um rochedo que sempre chorava pela morte de seus filhos, e por esse motivo do rochedo Niobe nasceu uma fonte.

Artemis possui ninfas e nereidas em sua corte sendo ela uma deusa da caça e estando intimamente ligada com a natureza.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Dessa eu nem sabia (embora seja ironico ela ser deusa da caça e dos animais, parece estar jogando dos dois lados do tabuleiro) obrigado pela aviso Mattys!

      Excluir