Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Posidon


Posidon é o deus dos mares, representado como um velho forte e vigoroso portando um enorme tridente que é o seu simbolo, ele é um dos deuses mais poderosos da mitologia grega e também um dos mais temidos.

Irmão de Zeus, Posidon também recebeu uma arma dos ciclopes, a ele foi dado o tridente seu simbolo de poder, com ele o deus pode provocar terremotos e inundações  Poseidon controla os mares e todos que nele habitam, tem sob seu comando as nereidas espíritos femininos da água que vivem nas profundezas cortejando o deus, alem delas as sereias, a Skylla, o Kraken e as temidas serpentes marinhas.

Posidon era reverenciado pelos navegantes, pois estes dependiam dele para que suas viagens sob as águas fossem tranquilas e sem preocupações, eles pediam ao deus que lhes desse pescas abundantes, e viagens seguras e livres de perigos.

Como Zeus, Posidon teve muitos romances, porem seus filhos não eram sempre heróis, em sua maioria eram seres perversos como o ciclope Polifermo, os gigante Crisaor alem de saqueadores Cércion e Cirão. O deus porem gerou também a grandes heróis como era o caso de Belerofonte e Teseu. Poseidon era considerado o deus dos cavalos sendo Pegaso seu descendente.

O deus dos mares era vingativo e rancoroso, fez uma dura perseguição ao herói Odysseu, sendo seu maior inimigo e dificultando ao maximmo que ele retornasse a Itaca. Tinha desavenças também com outros deuses, sendo o caso mais conhecido o com a deusa da sabedoria Atena. Quando a cidade de Athenas foi fundada os dois deuses decidiram quem seria seu protetor, cada um deu uma dadiva aos cisadões da cidade, Poseidon fez a terra tremer com se tridente e assim fez uma fonte de aguá brotar, Atena inteligentemente fez crescer uma oliveira, foi desta arvore que os gregos extraíram o óleo de azeitona e por isso coube a deusa o direito de patrona da cidade, que exatamente por isso recebe seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário