Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Artemis


Artemis é a deusa da lua e da caça, por este fato é sempre representada com um arco, é dito que os feixes luminosos da lua são na verdade as flechas disparadas pela deusa.

Artemis é filha de Zeus e de Leto, irmã gemeá de Apolo (sol), a prata representa a deusa pois este sempre representou a lua, da mesma forma que o ouro simboliza o sol. Artemis é uma deusa bondosa e pura que escolheu manter sua virgindade, em um dos mitos porem conta-se que Niobe casada com Anfion teve quartoze filhos, esta riu de Leto mãe de Artemis, dizendo-lhe que ela era inferior por ter gerado apenas dois, humilhada Leto pediu para que seus filhos matassem os filhos de Niobe, e assim foi feito, com suas flechas certeiras Artemis matou as sete filhas de Niobe enquanto Apolo matou também com flechas os sete filhos, infeliz Niobe voltou para o reino de seu pai e se refugiou no monte Sipilo, la ela foi transformada em rochedo pelos deuses, um rochedo que sempre chorava pela morte de seus filhos, e por esse motivo do rochedo Niobe nasceu uma fonte.

Artemis possui ninfas e nereidas em sua corte sendo ela uma deusa da caça e estando intimamente ligada com a natureza.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Hera


Hera é a deusa dos casamentos e guardiã das esposas. Ela foi uma das varias esposas de Zeus. Hera alem de esposa é irmã de Zeus, e enquanto Zeus e os demais deuses lutavam contra os titâs Hera foi enviada por sua mãe Reia para Oceano e Tetis que cuidaram dela, fato que explica a gratidão da deusa pelos dois, a outras fontes que dizem que a tarefa coube as Horas.

Muitas vezes Hera é retratada como uma deusa ciumenta e vingativa, tal fato se da, pelas constantes infidelidades de Zeus, ela por sua vez perseguiu ferozmente muitas de suas amantes ou seus filhos, o caso mais famoso foi a grande perseguição de Hera contra Hercules, foi por causa da deusa que foi imposto a ele os 12 trabalhos. Semele neta de afrodite também foi alvo da ira da rainha dos deuses. Sendo ela uma amante de Zeus Hera jamais a perdoou. Assumindo a forma de uma das criadas de Semele Hera convenceu a mortal que Zeus não a amava e que apenas se aproveitava dela, a deusa arquitetou um ardil para matar Semele, disse a ela para que fizesse o deus dos deuses prometer em nome da esfige que lhe antedesse um pedido, Zeus movido por sua paixão aceitou, mas tal logo Semele revelou que desejaria que ele se apresentasse em sua verdadeira forma ele se arrependeu de suas palavras. Zeus tentou convencer a neta de Adrodite a mudar de ideia e a pedir outra coisa, pois explicou que se lhe atendesse ao pedido, se revelasse sua forma divina, o poder que liberaria seria tão grande que ela morreria. Semele foi firme e irredutivel, triste orem obrigado a cumprir com a palavra Zeus revelou sua verdadeira forma, Semele morreu fulminada. 

De sua união com Zeus a rainha dos deuses teve trés filhos: Ares, Illitia e Hebe. Por cólera ao marido porem ela gerou sozinha a Hefesto Sendo a deusa dos casamento jamais teve relações extra-conjugais e por jamais gerou semi-deuses.

Apesar de vingativa, Hera jamais traiu Zeus, sendo uma deusa que respeita e honra os casamentos, e da mesma forma que seu marido ela é bondosa é fiel com seus protegidos, e vingativa e cruel com seus inimigos, uma duplicidade fortemente presente nos deuses gregos, o que os torna apesar de divinos tão humanos.

Posidon


Posidon é o deus dos mares, representado como um velho forte e vigoroso portando um enorme tridente que é o seu simbolo, ele é um dos deuses mais poderosos da mitologia grega e também um dos mais temidos.

Irmão de Zeus, Posidon também recebeu uma arma dos ciclopes, a ele foi dado o tridente seu simbolo de poder, com ele o deus pode provocar terremotos e inundações  Poseidon controla os mares e todos que nele habitam, tem sob seu comando as nereidas espíritos femininos da água que vivem nas profundezas cortejando o deus, alem delas as sereias, a Skylla, o Kraken e as temidas serpentes marinhas.

Posidon era reverenciado pelos navegantes, pois estes dependiam dele para que suas viagens sob as águas fossem tranquilas e sem preocupações, eles pediam ao deus que lhes desse pescas abundantes, e viagens seguras e livres de perigos.

Como Zeus, Posidon teve muitos romances, porem seus filhos não eram sempre heróis, em sua maioria eram seres perversos como o ciclope Polifermo, os gigante Crisaor alem de saqueadores Cércion e Cirão. O deus porem gerou também a grandes heróis como era o caso de Belerofonte e Teseu. Poseidon era considerado o deus dos cavalos sendo Pegaso seu descendente.

O deus dos mares era vingativo e rancoroso, fez uma dura perseguição ao herói Odysseu, sendo seu maior inimigo e dificultando ao maximmo que ele retornasse a Itaca. Tinha desavenças também com outros deuses, sendo o caso mais conhecido o com a deusa da sabedoria Atena. Quando a cidade de Athenas foi fundada os dois deuses decidiram quem seria seu protetor, cada um deu uma dadiva aos cisadões da cidade, Poseidon fez a terra tremer com se tridente e assim fez uma fonte de aguá brotar, Atena inteligentemente fez crescer uma oliveira, foi desta arvore que os gregos extraíram o óleo de azeitona e por isso coube a deusa o direito de patrona da cidade, que exatamente por isso recebe seu nome.

Zeus


Deus dos deuses e dos homens, Zeus (Jupiter na nomenclatura romana) é o mais poderoso dentre todos os deuses gregos, ele é o filho caçula dos Titãs Crhonos e Reia, portador do raio a maior e mais poderosa arma existente em todo o Olimpo, marido de Hera, e pai de inúmeros filhos que gerou tanto com deusas quanto com humanas, é o senhor do Olimpo e principal deus da mitologia grega, porem ele não ganhou esse titulo facilmente, ele o conquistou, com força e sabedoria, sua dura e árdua batalha contra os Titans provou isso, e depois mesmo tendo alcançado o poder ele teve que mante-lo, pois muitos de seus irmãos invejavam seu titulo, o trovão é o simbolo de seu poder, ele foi feito pelos ciclopes, que o deram para ajuda-lo na guerra contra os Titãs.

Para explicarmos detalhadamente a historia e ascensão de Zeus teríamos que voltar a era dos titas, ao reinado de Crhonos, porem este é um mito que não sera contado aqui, sendo apresentado em outra postagem, iremos nos limitar aqui a contar a importância de Zeus como deus e suas funções.

Zeus governa o Olimpo, ele é o "eixo" que liga todos os deuses, ele é necessário para manter a ordem entre os deuses olimpianos, pois esses tem constantes brigas por ciumes, inveja e rivalidades, e é Zeus que controla a todos que os mantem unidos, sendo um poder superior, sem ele para governar aos demais deuses eles poderiam se destruir uns aos outros.

Zeus porem é um deus arrogante e egoísta, que impõe sua vontade sem se importar com os outros sejam eles humanos ou deuses, isso é demonstrado no mito de Prometeu, quando Zeus aprisiona-o em um rochedo para ter seu figado devorado por uma águia que ele enviou, o seu corpo se regenerava rapidamente pois Prometeu era um deus, e então na manha seguinte a tortura continuava, Zeus também é conhecido por sua deslealdade com sua esposa Hera, isso mostra um lado fortemente machista por parte do deus que desrespeita a esposa inúmeras vezes, tendo filhos com muitas outras mulheres.

Zeus então pode ser entendido como um líder, regente dos trovões e dos raios. Zeus pode ser cruel e vingativo, mas também pode ser um valioso aliado para os humanos que o reverenciam, por isso os gregos e romanos faziam constantemente oferendas ao deus, e erguiam estatuas para ele.

Introdução a mitologia grega


A mitologia grega é uma religião politeísta e paternalista, é uma mitologia vasta e maravilhosa, a qual seria impossível explica-la em apenas uma postagem porem farei aqui um breve resumo sobre ela.

O mundo na mitologia grega é regido pelos deuses que vivem no monte olimpo, porem nem sempre foi assim, para os deuses conseguirem o poder eles travaram uma grande e feroz guerra contra seus antecessores os poderosos Titas, a guerra foi longa e sangrenta mas com a vitoria dos deuses eles conseguiram conquistar o poder e jogaram os titas no tartaro um abismo profundo e uma eterna prisão para eles.

Apos conquistarem o poder os deuses dividiram o reino da terra, Poseidon ganhou o reino dos mares, Hades ficou com o submundo o mundo dos mortos e Zeus ganhou o maior dos prêmios governou o Olimpo e se tornou assim o deus dos deuses e dos homens.

Zeus, Hades e Poseidon são os deuses mais poderosos e importantes, porem não são os únicos, existe um grande numero de deuses e cada qual possui seus mitos próprios, e é através destes mitos que a mitologia grega apresenta vários arquétipos que mostra comportamentos humanos existentes fora do tempo e do espaço, cada mito nos da lições valiosas, sobre amor, vingança, ciumes, amizade.

Os mitos gregos trazem mitos sobre heróis, monstros, princesas e reis, todos são guiados e controlados pelos deuses que são ora bons ora maus com os mortais. Os deuses e seus mitos ajudavam os gregos a explica os fenômenos naturais e desconhecidos pelos povos gregos, seus mitos foram imortalizados no sub-consciente coletivo perpetuando ate os dias de hoje.