Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Introdução a mitologia grega


A mitologia grega é uma religião politeísta e paternalista, é uma mitologia vasta e maravilhosa, a qual seria impossível explica-la em apenas uma postagem porem farei aqui um breve resumo sobre ela.

O mundo na mitologia grega é regido pelos deuses que vivem no monte olimpo, porem nem sempre foi assim, para os deuses conseguirem o poder eles travaram uma grande e feroz guerra contra seus antecessores os poderosos Titas, a guerra foi longa e sangrenta mas com a vitoria dos deuses eles conseguiram conquistar o poder e jogaram os titas no tartaro um abismo profundo e uma eterna prisão para eles.

Apos conquistarem o poder os deuses dividiram o reino da terra, Poseidon ganhou o reino dos mares, Hades ficou com o submundo o mundo dos mortos e Zeus ganhou o maior dos prêmios governou o Olimpo e se tornou assim o deus dos deuses e dos homens.

Zeus, Hades e Poseidon são os deuses mais poderosos e importantes, porem não são os únicos, existe um grande numero de deuses e cada qual possui seus mitos próprios, e é através destes mitos que a mitologia grega apresenta vários arquétipos que mostra comportamentos humanos existentes fora do tempo e do espaço, cada mito nos da lições valiosas, sobre amor, vingança, ciumes, amizade.

Os mitos gregos trazem mitos sobre heróis, monstros, princesas e reis, todos são guiados e controlados pelos deuses que são ora bons ora maus com os mortais. Os deuses e seus mitos ajudavam os gregos a explica os fenômenos naturais e desconhecidos pelos povos gregos, seus mitos foram imortalizados no sub-consciente coletivo perpetuando ate os dias de hoje.

10 comentários:

  1. me me ajudem com procedimentos e introdução dos deuses por favor

    ResponderExcluir
  2. O que você quer saber exatamente? Seu comentário foi muito vago, seja mais especifico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prescico de uma resposta para isso por causa da lição de casa da aula de história

      Excluir
  3. meu nome e maria eduarda meu apelido e duda e prescico de uma resposta para isso por causa da lição de casa da aula de história

    ResponderExcluir
  4. Lucas Vitoriano ñ entendo muito disso sabe então me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda eu não sei o que você quer saber... tem tanta coisa sobre mitologia grega, olha vou fazer um resumo dos principais deuses:

      Zeus: Senhor do olimpo, deus dos céus e dos raios é o deus principal na mitologia grega, é casado com sua irmã Hera.

      Poseidon: Deus do mar, irmão de Zeus, possui um tridente que usa para provocar maremotos e terremotos.

      Hades: Deus do mundo dos mortos, irmão de Zeus, casado com sua sobrinha Persefone deusa da primavera (para saber melhor disso é só pesquisar sobre o mito de "Demeter e Persefone")

      Hera: esposa e irmã de Zeus deusa dos casamentos e dos amores sinceros, é muito ciumenta pois Zeus a trai constantemente com mulheres mortais e desses casos amorosos nasceram muitos semi-deuses (meio humanos meio deuses) como Hercules e Perseu.

      Atena: deusa da justiça e da sabedoria, protetora da cidade de Atenas, nasceu da cabeça de Zeus (já adulta) e é sua filha favorita.

      Apolo: Deus solar filho de Zeus, é também deus das artes e da profecia,

      Artemis: deusa da lua e da caça, irmã gemea de Apolo, é uma deusa virgem (igual a Atena).

      Ares: deus da guerra, filho de Zeus e Hera e amante da deusa do amor Afrodite.

      Afrodite: deusa da beleza e da sexualidade amante de Ares, mas esposa do deus Hefesto.

      Hefesto: filho de Hera (que gerou ele sozinha sem precisar se unir a ninguem) tem uma perna machucada o que o faz andar sempre mancando, é o deus das forjas.

      Deméter: deusa da agricultura e da terra cultivada.

      Hermes: mensageiro dos deuses, deus dos ladrões também. Possui chinelas com asas que permitem que se locomova com muita velocidade.

      Dionisio: Deus do extase e do vinho.

      Bom é isso... ainda existem muitos semi-deuses importantes como Teseu que matou o monstro minotauro e Perseu que matou a Medusa, sem falar de Hercules que realizou 12 dificeis trabalhos e foi elevado a categoria de deus por ser o maior dos mortais, e se casa com a deusa Hebe.

      Uma outra coisa importante é o poeta antigo Homero que escreveu duas obras "illiada" que conta a historia da guerra de troia tendo como protagonista Aquiles, e em seguida "Odysseia" que conta sobre o retorno de Ulisses um dos homens que lutaram na guerra de troia, e fala dos seus esforços para voltar ate sua terra Itaca. É dificil falar dessas duas obras aqui é bom você da uma pesquisada rapida sobre isso na internet.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. como eu poderia fazer uma conclução para um trabalho sobre os deuses Zeus,Hades,Poseidon

    ResponderExcluir
  6. Como eu poderia fazer uma conclução e densenvovimento para um trabalho sobre os deuses Zeus,Hades,Poseidon

    ResponderExcluir
  7. http://consultoriodeastrologia.blogs.sapo.pt/1176895.html

    ResponderExcluir
  8. Me ajuda por favor
    Eu não sei fazer introdução,desenvolvimento,conclusao do meu trabalho que é sobre deuses de Olímpo

    ResponderExcluir