Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Moiras



As moiras são as deusas do destino, antes existia a ideia de apenas uma moira, senhora detentora dos destinos. Porem o conceiro sobre estas evoluiu e foram denominadas trés. São elas Cloto, Laquesis e Atropos. As moiras são representadas ora como senhoras idosas ora como lindas donzelas. Vivem isoladas dos outros olimpianos, compenetradas em seu eterno trabalho de tecer a linha do destino de todos os mortais.

Como ja dito existem trés moiras e cada uma possui uma função especifica. Cloto é a fiandeira que tece a linha do destino, sua irmã Laquesis é a sorteadora, pois enrola o fio e decide quem ira morrer. Por ultimo cabe a Atropos o papel final, é ela quem corta o fio encerrando com a vida.

As moiras tem um poder gigantesco que não pode se transgredido nem mesmo pelos deuses. Neste ponto elas se assemelham ao rio estige ao qual os imortais também não podem jurar em falso. Elas se assemelham as Nornes, entidades da mitologia nordica. As moiras aparecem de forma secundaria na maioria dos mitos, embora seu poder esteja sempre presente, foram elas quem decidiram que Aquiloes deveria matar Heitor, e foram as mesamas quem decretaram a queda de Troia, elas porem são neutras em suas decisões e jamais mudam o destino indepedente dos suplicos ou ameaças que qualquer deus faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário