Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O conceito de "deus"

Ah muito tempo leio sobre mitologia e tenho um fascino especial pelas divinidades independente do panteão, embora claro que aprecie alguns deuses mais do que outros. Quando falo dessas divinidades me refiro aos deuses de religões politeistas e pagas excluindo o deus do cristianismo.

Quero adiantar que nada tenho contra ele, na verdade tenho uma grande admiração por ele tamém, a questão é que o deus cristão é um ser onipotente e onipresente,  sendo uma energia inifinita e incorporea, e este conceito divino se difere do conceito dos deuses das religiões pagas as quais quero falar nesta postagem.

O deus cristão é muito mais um espectador que age mais indiretamente atraves de pessoas e anjos, ou se diretamente sem assumir uma forma fisica. É essa a maior diferença dos deuses pagões eles possuem corpo, eles interagem entre si e entre os humanos, eles amam, erram, traem, em sintese são muito mais humanos e ao mesmo tempo continuam a ser tão divinos.

Eis então que surge uma questão que sempre me fascinou "O que faz dos deuses do paganismo de fato deuses?" a imortalidade é a primeira coisa que me vinha a cabeça, mas a muito percebi que não era apenas isso, pois se fosse esta caracteristica que os caracterizasse como divinidades outros seres também não deveriam se classificar como deuses? Não seriam Musas, gorgonas, vampiros ou ate bruxos que alcançaram esta façanha consderados deuses?

Não, com certeza não é a imortaliade que faz um deus embora esta seja uma caracterisita presente em todos eles. Em minha visão creio que o que faz os deuses é o fato dele sserem personificações de forças imensas e infinitas e ao mesmo tempo carregarem em si funções arquetipicas presentes em seus mitos.

Que arquetipicos são esses? A mãe protetora, a amante traida, o medo da rejeição... estas funções são muitas e estão presentes obviamente não apenas nos mitos dos deuses mas também no mito de varios mortais sejam eles ou não herois.Os deuses então possuem essas caracteristicas que os fazem tão humanos, pois eles foram criados por humanos e estes só poderiam criar deuses a qual podiam entender e compreender, por isso os deuses são tão humanos apesar da natureza divina.

Concluindo então o que faz um deus é estas caracteristicas arquetipicas, a imortalidade e por fim o fato de serem personificações de forças (muitas vezes da natureza ou de sentimentos, como deuses do amor, do medo, dos trovões das aguas, entre outros). Estes deuses se perpetuaram na memoria e no imaginario popular atraves de seus mitos fascinantes e envolventes.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Momo

É a deusa do sarcasmo. Momo é uma deusa menor e pouquissimo conhecida tendo aparições curtas e de pouca importancia. Filha da deusa da noite Nyx, Momo teve sua maior aparição nos acontecimentos que levaram a guerra de Troia.

Quando a quantidade de homens sobre a terra estava crescendo em um ritmo muito grande, Zeus pretendia aumentar o numero de mortes para assim resolver o grade problema do aumento gigantesco da população. O pai dos deuses e dos homens desencadeou a guerra de Tebas, mas esta não foi o suficiente.

Momo então se apresentou, aconselhando a Zeus que oferecesse a nereida Tethys a um mortal. Havia sido profetizado que se um esta se casa-se com Poseidon ou Zeus teria um filho mais forte que o pai. Não poderia haver maior sarcasmo no conselho da deusa, enviando a ninfa a um simples mortal quando ela poderia ter um filho que superaria o proprio Zeus.

Deste casamento nasceu Aquiles. Com a ajuda da deusa Eris que lançou o pomo da discordia que culminou na guerra de Troia, a população foi reduzida drasticamente com uma decada de guerra e o problema assim resolvido.

Tanatos



Tanatos é o deus da morte, filho da deusa Nyx e irmão gemeo de Hypnos o senhor do sono.Habita o mundo inferior juntamente com seu irmão. Como um deus menor a poucos mitos em que ele aparece. Suas principais aparições foram, uma em um conbate contra Hercules na qual o flho de Zeus saiu vitorioso e outra quando este foi enganado e preso por Sisifo. Depois do feito ninguem mais morria então Zeus interviu libertando o deus da morte. 

Ao se ver livre a primeira vitima de Tanatos foi o mortai Sisifo.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Participação em um novo blog

 A alguns dias eu estava em um "Processo de seleção" para ser um dos autores de outro blog relacionado a mitologia. Hoje o resultado saiu e estou dentro do time. Como lá cada autor é filho de um dos doze olimpianos eu sou o filho de Deméter a minha deusa favoritoa.



No momento o blog Os doze olimpianos já possui trés autores, e com o tempo as demais vagas serão ocupadas. Quem quiser dar uma olhadinha no blog eu fico agradecido. As postagens feitas aqui no Deuses antigos serão diferentes das feitas no Os doze olimpianos por isso quem gosta do meu trabalho podera acompanha-lo pelos dois locais : )

Aqui eu posto não apenas sobre mitologia grega, mas qualquer tipo de mitologia, incluindo postagens sobre magia e bruxaria. Já no outro blog irei fazer postagens exclusivas sobre mitologia grega dando uma enfase maior a Percy Jackson.

Cenas epicas de filmes

Algumas cenas epicas de varios filmes famosos relacionados a mitologia:

Aquiles luta inicial (Troia)

Aquiles vs Heitor (Troia)

Thor vs Loki (Thor)

Perseu vs Medusa (furia de titãs)

Percy vs Hidra (Percy jackson)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nereu o velhor do mar

 Nereu "o velho do mar" é uma divinidade aquatica mais antiga que Poseidon.Tem a habilidade de se metamorfosear em seres marinhos e é retratado montado em um tritão.

Ao contrario de Poseidon, Nereu tem um genio mais facil e é menos agressivo. Uniu-se a oceanida Dóris e com ela teve as cinquenta nereidas das quais as mais importantes são: Tethys (mãe de Aquiles), Anfitrite (esposa de Poseidon) e Psâmate.

Moiras



As moiras são as deusas do destino, antes existia a ideia de apenas uma moira, senhora detentora dos destinos. Porem o conceiro sobre estas evoluiu e foram denominadas trés. São elas Cloto, Laquesis e Atropos. As moiras são representadas ora como senhoras idosas ora como lindas donzelas. Vivem isoladas dos outros olimpianos, compenetradas em seu eterno trabalho de tecer a linha do destino de todos os mortais.

Como ja dito existem trés moiras e cada uma possui uma função especifica. Cloto é a fiandeira que tece a linha do destino, sua irmã Laquesis é a sorteadora, pois enrola o fio e decide quem ira morrer. Por ultimo cabe a Atropos o papel final, é ela quem corta o fio encerrando com a vida.

As moiras tem um poder gigantesco que não pode se transgredido nem mesmo pelos deuses. Neste ponto elas se assemelham ao rio estige ao qual os imortais também não podem jurar em falso. Elas se assemelham as Nornes, entidades da mitologia nordica. As moiras aparecem de forma secundaria na maioria dos mitos, embora seu poder esteja sempre presente, foram elas quem decidiram que Aquiloes deveria matar Heitor, e foram as mesamas quem decretaram a queda de Troia, elas porem são neutras em suas decisões e jamais mudam o destino indepedente dos suplicos ou ameaças que qualquer deus faça.

Hypnos



Hypnos é o deus do sono, tem como irmão gemeo Tanatos (morte), nascido de Nyx que os gerou sozinha, sem auxilio de parceiros. Representa a inercia e por isso habita o sombrio reino de Hades de acordo com Vergilio e Hesiodo, aonde as almas vagam sem sonhos ou objetivos. Tomando como base o grande Homero a morada do deus não se encontra no mundo inferior, mas sim na ilha de Lemnos.

As aparições deste deus menor são poucas nos mitos. De acordo com um deles, o deus se apaixonou pelo mortal Endímion e por isso lhe concedeu o dormir de olhos abertos, para que pudesse olhar nos olhos do amante mesmo enquanto este estava adormecido. Conforme outras fontes fora a deusa da lua Selene que se apaixonou pelo mortal e pediu aos outros deuses que o tornassem imortal, Zeus concordou, mas em compensação o fez dormir eternamente.

Hypnos descente da geração da noite pois foi um dos muitos filhos da poderosa deusa Nys. Irmão da Tanatos, pois sono e morte estão intimamente ligados.

As categorias de ninfas



As ninfas são entidades femininas ligadas a natureza. Elas estão divididas em varias categorias dependendo de sua relação com a antureza, estas categorias são:

Oceânidas: Ninfas do alto-mar.
Nereidas: Ninfas dos mares internos.
Patâmidas: Ninfas dos rios.
Náiades: Ninfas dos ribeiros e riachos.
Creneias: Ninfas das fontes.
Pegeias: Ninfas das nascentes.
Limneidas: Ninfas dos lagos e lagoas.
Napeias: Ninfas dos vales e selvas.
Oréadas: Ninfas das montanhas e colinas.
Driadas: Ninfas das arvores.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O arquetipo do héroi grego



O termo héroi na Grecia antiga tinha um sentido bem diferente ao que nós temos atualmente. Para nós o héroi é uma pessoa com poderes sobre-humanos que age em bem do povo. Qualidades como honestidade, justiça, lealdade e coragem são comuns a todos eles que não agem procurando a gloria e a fama, mas essas são consequencias de seus atos benevolos a sociedade e ao mundo.

Nos mitos gregos os hérois são bastante presentes, mas seu conceito é diferente. Primeiramente o héroi tem sim habilidades sobre-humanas, Hercules tinha uma força tremenda, mesmo bebe estrangulou duas serpentes venenosas enviadas por Hera para mata-lo. Teseu moveu uma rocha para conseguir adquirir a espada e as sandalias de seu pai de criação, rei de Atenas. Para os gregos, os hérois usavam destas habilidades extraordinarias para livrar a grecia de monstros e bandidos, pois eles eram os unicos capazes disso. Agora chegamos a pergunta crucial, porque apenas eles poderiam realizar tais façanhas? O que os fazia tão especiais, tão unicos?

A respsota a essa pergunta esta em suas origens. Os hérois gregos tem em sua maioria origem divina. Eles nasceram de união entre deuses e mortais, são semi-deuses, e por isso podem realizar proezas que nenhum outro humano poderia, mas apesar dessas incriveis habilidades eles ainda são mortais, podem ser mortos, pois não são deuses.

Existem porem hérois que não tem origem divina, Odysseu é filho de pais mortais, mas mesmo assim realizou feitos incriveis. Este héroi é bastante interessante, se analisarmos os mitos de Odysseu percebemos que ele consegue realizar feitos heroicos não pela força e habilidades sobre-humanas, mas sim atraves da inteligencia. Ele é astuto e em toda sua jornada é guiado por Atena deusa da sabedoria. Alem do mais poucos sabem, mas o héroi de Itaca é descendente distante de Hermes, um deus que por sua astucia e esperteza também alcançou grandes feitos. Então tendo herdado de sua distante origem a astucia de Hermes, e sendo guiado por Athena o héroi consegue realizar seus feitos heroicos.

Como ja falamos das habilidades dos herois e suas origens vamos nos ater a outro ponto importante dos hérois gregos, as motivações que os levam a agir. Para os gregos a justiça não era sempre a força que movia o héroi ele não age o tempo todo pelo bem do povo, mas as vezes por motivos pessoais, muitas vezes de forma egoista e desonesta, ou então agem buscando a gloria e em consequencia disso acabam relizando feitos beneficos ao povo.

Hercules é um grande exemplo disso, realizou seus doze trabalhos para se purificar, o héroi é marcado pela culpa que sentia por ter matado sua familia e a realização dos trabalhos era uma forma de auto-punição. Odysseu mata os pretendentes de sua esposa por um motivo puramente pessoal, realizou uma chacina matando os cinquenta pretendentes (não que eles não merecessem esse destino...). Ainda analisando o héroi de Itaca, não foi sua esposa Penelope sempre fiel ao marido mesmo com tantos pretendentes a pressiona-la a se casar? Mesmo quando todos acreditavam que seu marido havia morrido em Troia? A princessa se manteve fiel ao marido, Odysseu por outro lado não manteve a fidelidade, tendo constantes casos extra-conjugais despossando, outras mulheres como a linda Calipso e a poderosa Circe.

Os herois gregos tem um aspecto de dualidade, hora são bondosos hora agem de forma extremamente anti-etica. Teseu abandonou Ariadne depois de tudo que ela fez para ajuda-lo, e o que não dizer de Jasão que descartou Medeia apos a feiticeira ter traido seu proprio pai e fugido com o heroi?

Os herois gregos matam monstros, lutam em guerras e despossam lindas princesas. Por outro lado traem, agem de forma egoista e em seu final morrem de forma banal e infantil, a algumas excessões que tem finais gloriosos como Hercules que se torna um deus ao desposar a linda deusa Hebe.

Estes herois, personagens fantasticos ainda nos fascinam em seus mitos e aventuras e continuarão a fascinar as pessoas das gerações futuras com suas qualidades e defeitos tão divinos e tão humanos. Pois são seus defeitos que os tornam ainda mais cativantes, todo personagem perfeitinho demais acaba se tornando superfciais e sem graça.

Os 12 trabalhos de Hercules

Para quem não sabe, irei aqui resumir sem maiores explicações os 12 trabalhos desse grandioso heroi:

1 - Matar o leão de Nemeia
2 - Matar a hidra de Lerna
3 - Capturar o javali de Erimanto
4 - Capturar a corça de Cerinia
5 - Matar as aves do lago de Estinfalo
6 - Limpar os estabulos de Augias
7 - Caoturar o touro de Creta
8 - Capturar as eguas de Diomedes
9 - Recuperar o cinturão da rainha Hipolita
10 - Capturar os bois de Gerião
11 - Capturar Cerberos o cão guardião do mundo inferior
12 - Roubar uma pomo de ouro do jardim das Hesperides

domingo, 20 de janeiro de 2013

Hidra de Lerna


Uma hidra que vivia no pantano de Lerna. possuia noves cabeças e halito venenoso, ao se cortar uma de suas cabeças duas cresciam no lugar. Para vence-la Hercules cautequisou (fechou) as feridas usando um archote, assim com as feridas fechadas novas cabeças não poderam mais surgir e assim o heroi a matou.

A hidra de Lerna representa os vicios humanos, estes são multiplos representados pelas multiplas cabeças, esses vicios internos que corrompem e levam as pessoas a ruina. Eles devem ser cortados pela raiz, destruidos completamente, caso contrario ao serem eliminados parcialmente ressurgiram amis fortes, como as cabeças da Hidra.

É por esse motivo que as hidra possui um halito venenoso, estes desejos (podem ser representados pela ganancia, inveja, vicios por jogos ou dorgas) são venenosas pois destroem as pessoas. O pantano aonde ela vive representa o solo inferil como a vida infertil das pessoas que so podera voltar a ser bela e abundante com a eliminação dos vicios.