As gorgonas (do verbo gorgon aterrorizar, assustar) são seres nonstruosos, com pele escamosa, presas de javali, e cabelos de serpentes, a parte inferior do corpo das gorgonas era de uma serpente.
Para se entender as gorgonas é preciso se analisar o mito de Medusa, a mais poderosa dentre as trés gorgonas. Medusa nem sempre foi uma criatura monstruosa, na verdade ela era uma mulher linda, uma sarcedotisa de Atena, por servir a deusa, Medusa tinha que se manter virgem como era o costume da epoca.
Poseidon porem se apaixonou por Medusa, ele perseguiu a moça e a possui a força dentro do templo de Atena, a deusa ficou irritadissima, pois o ato sexual dentro de seu templo era profanação grave. Por achar que Medusa era culpada Atena lançou uma maldição terrivel em Medusa, transformando-a em uma gorgona um ser monstruoso para que ninguem mais se aproximasse dela, porem a punição não se restringia apenas a isso, Atena deu a Medusa um olhar mortal capaz de transformar qualquer um que a olhasse nos olhos em pedra.
Impossibilitada de viver em sociedade, temida por todos Medusa se refugiou em uma ilha para viver uma vida de solidão e desespero, conta-se no mito que Medusa tinha duas irmãs Euryale e Ésteno que receberam a mesma punição por Atena, porem apenas o olhar de Medusa era mortal.
Medusa vivia isolada, varios guerreiros iam ate a ilha tentar mata-lo porem todos sucumbiam ao seu fatal olhar e morriam petrificados, o terrivel reino de terror de Medusa so chegou ao fum quando Perseu filho de Zeus com a mortal Denae cortou-lhe a cabeça, o semi-deus foi auxiliado pelos deuses recebendo a espada de zeus o escudo de Atena, as sandalias aladas de Hermes e o elmo de invisibilidade de Hades.
Do sangue da Medusa nasceramo cavalo alado Pegaso e o gigante Crisaor, apesar de morta o legado de Medusa continuou pois seu olhar ainda tinha o poder de petrificar, por isso Perseu levou a cabeça dela e a colocou no escudo.
Analisando o mito podemos ver que as Gorgonas são o sinal da corrupção, Euryale simboliza a corrupção sexual, Esteno a corrupção social e Medusa a pior de todas a corrupção espiritual, por isso que seu olhar petrifica, quando olhamos dentro de nós mesmos, encarando nossos demonios interiores isso nos petrifica. No livro "O retrato de Doriam Gray" de Oscar Wilde, o protagonista teme olhar para seu retrato, uma pintura que simboliva sua alma podre e corrompida.
O mito de Medusa é um dos mais populares da mitologia grega, tendo participação em muitas historias e filmes como "Furia de Titas" que narra a saga de Perseu para enfrentar e destruir a Medusa.