Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Hermes


Filho de Zeus e de Maia (filha de Atlas). Hermes é o mensageiro dos deuses, porem suas funções são muito mais amplas, é considerado também o deus dos viajantes, dos comerciantes e dos ladrões. Hermes possui um par de chinelos alados que o permitem correr a uma imensa velocidade, pairando acima das nuvens.

É um deus astuto e esperto, desde pequeno o provou isso. Logo ao nascer Hermes roubou um rebanho de ovelhas de seu irmão Apolo, o deus solar seguindo as pistas descobriu a identidade do ladrão, mas quando o encontrou em vez de ficar com raiva, sua reação foi de fascino. Acontece que Hermes tocava uma melodia maravilhosa retirando o som de uma lira, instrumento que o deus acabara de inventar.

Encantado com a musica Apolo deixou que Hermes ficasse com seu rebanho se este lhe desse a lira. Futuramente Hermes inventou a harpa e esta também foi trocada com Apolo, mas dessa vez o mensageiro dos deuses pediu em troca um cajado de ouro do deus solar, e também que ele lhe ensinasse sobre a arte da profetização.

Hermes é considerado o menos imortal entre os olimpianos, tal titulo não lhe foi dado por ele ser mais fraco que os outros deuses, mas sim porque o deus agia de forma informal, se misturando cada vez mais aos mortais e assim se parecendo cada vez mais com eles.

Como sendo o mensageiro dos imortais Hermes teve participações em muitos mitos sendo eles uma ponte entre os heróis e os deuses. Em muitos casos que os imortais decidiam ajudar um herói era Hermes quem intercedia em seus nomes. Os casos são inúmeros, na Odysseia o deus ajuda por duas vezes Odysseu, na primeira vez da a ele uma erva com propriedades magicas o que o protegeu contra os efeitos das porções magicas da feiticeira Circe. Na segunda Hermes intercedeu obrigando a ninfa Calipso que deixasse o herói ir embora de sua ilha, pois era a vontade dos deuses de que o mesmo voltasse a sua terra, Itaca.

Hermes também ajudou a Perseu emprestando ao filho de Zeus suas chinelas aladas e lhe aconselhando a encontrar as Greias pois elas eram as únicas que sabiam o paradeiro de trés ninfas que dariam ao semi-deus trés presentes que o ajudariam em sua missão de matar Medusa. Em algumas versões do mito de Hercules, o mensageiro dos deuses astuciosamente se aproximou de Hera adormecida e colocou o semi-deus ainda bebe sobre seu seio que o mamou. O leite da rainha dos deuses era um néctar poderoso que tornou a Hercules um deus que superou aos outros semi-deuses em força e poder, e não é a toa que ele se tornou o semi-deus mais famoso de toda a Grécia.

Hermes é então um deus popular, carismático, não é como Zeus a que os mortais temiam. Hermes ao contrario era um deus do povo, auxiliando tanto comerciantes como ladrões, mensageiro favorito dos deuses, porem não o único  a deusa das cores Irís era como ele uma deusa mensageira, mas sua importancia jamais foi tão grande quando ao astucioso filho de Maia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário