Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Helio



Helio é um deus solar, porem bem diferente de Apolo que possui outras funções. Helio pode ver tudo que for banhado pela luz do sol, é filho dos titãs Hiperion e Teia, e tem como irmãos Eos (aurora) e Selene (lua).

Helio tem participação importante em alguns mitos, como no da luta dos deuses contra os gigantes, Helio assim como suas irmãs Eos e Selene foram ordenados por Zeus que parassem de brilhar, pois Geia a mãe dos gigantes havia feito uma erva capaz de cura-los de ataques mortais, sem o auxilio da luz ela não pode encontrar a erva, sendo assim a participação de Helio essencial para a vitoria dos deuses.

Helio também teve participação em outro mito, quando Afrodite e Ares se encontravam secretamente como amantes, eles sabendo que poderiam ser descobertos por Helio mandaram que um guarda ficasse de vigia, e lhes avissase quando o sol estivesse prestes a nascer, o guarda porem em um desses encontros dormiu e os amantes foram descobertos por Hefesto marido de Afrodite. Ares irritado transformou o guarda em um galo para que cantasse todas as manhas antes do sol nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário