quinta-feira, 5 de abril de 2012
Gigantes - mitologia grega
Os gigantes foram criados por Geia, eram seres enormes, e extremamente poderosos, possuindo densas cabeleiras e barbas, a luta dos deuses gregos contra os gigantes foi extremamente difícil, pois eles só podiam ser mortos se atacados ao mesmo tempo por um deus e um mortal.
Geia criou os gigantes para se vingar de Zeus e dos demais deuses por terem jogado os titãs no tartaro, por representar a natureza o poder da fertilidade e da vida Geia criou também uma erva capaz de curar os gigantes de ataques, Zeus então sabiamente ordenou que Helio (sol), Selene (lua) e Eos (aurora) parassem de brilhar tornando assim impossível de se encontrar a erva.
A Gigantomaquia é o nome que foi dado a épica luta dos deuses e heróis contra os gigantes, algumas fontes indicam que ela foi travada na Trácia e outras na Arcádia, as margens do rio Alfeu.
No mito são descritos 12 gigantes, porem eles eram muito mais numerosos, no começo apenas Zeus e Atena lutaram, porem como eles só podiam ser mortos se atacados por um deus e um mortal, Hercules também se uniu a luta, depois muito mais deuses e heróis se juntaram a eles.
Os doze gigantes são.
Porfirio: atacou a Hercules e Hera, porem Zeus lançou-lhe um desejo ardente por Hera e enquanto o gigante tentava rasgar-lhe as vestes, Zeus o fulminou com raios e Hercules o matou com flechadas.
Efialtes: morto por duas flechas lançadas por Apolo e Hercules que atingiram simultaneamente os olhos do gigante.
Êurito: Eliminado por Dionisio
Clício: Morto por Hécate.
Mimas: Morto por hefesto.
Encélado: Morto por Atená que jogou a ilha de Sicília nele.
Palas: Morto por Atená.
Polibotes: Eliminado por Posidon.
Hipolito: Hermes o matou usando o elmo de invisibilidade de Hades.
Gration: morto por Ártemis.
Agrio: Morto pelas Moiras.
Toas: Morto pelas Moiras.
É desconhecido os nomes dois heróis que auxiliaram a maioria dos gigantes, porem mesmo assim sabemos que houve a participação deles pois os gigantes só podiam ser derrotados através da união entre deuses e mortais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário