Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Faetonte



Filho do deus solar Helio e da mortal Climnestra. Faetonte cresceu ignorante de sua origem paterna, quando chegou ao inicio da adolescência a mãe lhe contou que seu pai era o deus Helio.

Ao falar a todos da grande descoberta seus amigos e pessoas próximas riram dele, achando se tratar apenas de uma historia inventada. O próprio Faetonte estava a duvidar se o que sua mãe dissera era mesmo verdade, então resolveu ir ao encontro de seu suposto pai para descobrir a verdade.

O jovem passou por muitas dificuldades, mas enfim com muito esforço conseguiu chegar ao palácio luminoso de Helio. Ao ver o filho o deus o abraçou, Faetonte então lhe perguntou se era mesmo verdade a historia que sua mãe contara. Helio confirmou mas disse que para não restar nenhuma duvida sobre o assunto o filho poderia pedir qualquer coisa que ele lhe atenderia, e para provar que falava a serio jurou em nome do Estige o rio infernal a qual os juramentos ate mesmo os deuses devem obedecer.

Cheio de entusiamo e aspirando grande gloria o filho de Helio pediu que o pai o deixasse guiar a carroça do deus que carregava o sol ao qual Helio fazia sua travessia diária. O deus então percebeu o seu fatal erro, pediu ao filho para reconsiderar, falou que ficaria feliz em lhe atender qualquer pedido menos este. Helio contou a Faetonte como era exaustiva e perigosa a caminhada pelo céu  de que como ate mesmo ele tinha dificuldades em domar os quatro cavalos que puxavam a carroça.

Porem os avisos paternos foram inúteis  Faetonte não cedeu, queria provar a todos o qual majestoso era, e que poderia fazer um trabalho tão difícil como o encarregado a um deus. Preso a sua promessa feita ao Estige o deus solar foi obrigado a cumprir com a palavra.

Quando a manha começava a nascer, Helio deu a carroça solar ao filho também valorosos conselhos. Lhe disse que os quatro cavalos eram fortes e vigorosos e por si só já sabiam a rota a ser percorrida, porem que ele deveria doma-los e domina-los e para isso o deus aconselhou que Faetonte não usasse o chicote apenas sua força e habilidade. O segundo conselho do deus sol foi que o filho não cavalgasse alto demais pois poderia incendiar os céus nem baixo demais pois assim arrasaria a terra, dito os conselhos Helio passou um balsamo no corpo do filho para protege-lo do forte calor.

Segurando as rédeas dos cavalos e cheio de confiança partiu Faetonte na carruagem solar. Logo porem ficou provada a falta de habilidade do semi-deus em domar os cavalos, estes vendo a pouca força e habilidade de seu condutor mudaram o rumo, o carro vagueou desordenado indo ora para cima, ora para baixo queimando os céus e a terra.

O desespero tomou conta de Faetonte, mas era tarde demais para voltar atras. Geia a mãe terra, vendo a destruição que o sol próximo demais da terra fazia pediu a Zeus que acabasse com todo aquele sofrimento. O pai dos deuses ouviu o apelo, e ciente das graves consequências que viriam se o filho inexperiente de Helio continuasse a guiar a carroça, o deus o fulminou com um raio certeiro.

O corpo carbonizado de Faetonte caiu dos céus e pousou nas águas de um rio, irreconhecível devido aos ferimentos, e assim morreu o filho de Helio, sem glorias nem atos heroicos.

O mito de Faetonte é por demais claro. O semi-deus não encontrou o meio-termo, como Icaro que também havia sido orientado a não voar nem alto nem baixo demais, o semi-deus fez um voo caótico o que culminou não só em sua morte como plantações e cidades foram queimadas devido a imprudência do herói.

Era claro desde o inicio o fracasso de Faetonte. Analisando o mito o herói não passou por nenhuma provação anterior que o preparasse para a sua grande provação, Teseu por exemplo antes de se aventurar a enfrentar o Minotauro teve que mover uma pedra e debaixo dela retirar as sandálias e a espada do pai. Eis ai outro ponto importante, os presentes recebidos pelo herói para auxilia-lo em suas façanhas sejam elas quais forem. Teseu recebeu do pai as sandálias e a espada, de Ariadne foi presenteado com um novelo de lá que o ajudou a encontrar a saída do labirinto. Hércules foi presentado com devido direito aos seus esforços com a pele do leão de Nemeia que matou e com o veneno da Hydra de Lerna a qual o usou em suas flechas, e o que podemos dizer do grande Perseu? O filho de Zeus recebeu tantos presentes que era quase impossível falhar em sua missão! As ninfas o presentearam com o escudo de Atena, uma espada de Zeus e o elmo de invisibilidade de Hades. Hermes lhe emprestou suas sandálias aladas e apos matar a medusa o herói foi recompensado com a cabeça da mesma.

Faetonte porem não recebeu nem presentes e nem passou por provações que o preparassem. Tudo que recebeu foi um balsamo que o protegeria ate um certo ponto do calor incandescente do sol. O maior presente que ele recebeu pode-se dizer que foram os conselhos paternos, mas nem estes ele seguiu, vendo que voando alto e baixo demais castigou tanto os céus quanto a terra.

Alem do mais o filho de Helio não foi instruído  muitos heróis tem mestres que os instruem e os preparam para sua futura vida heroica. Hércules (e muitos outros) foram treinandos pelo centauro Quirion. Para finalizar o maior motivo do fracasso de Faetonte foi por ele alem de não ter nenhuma preparação para a provação que desejou, também somamos ao fato de que o semi-deus almejou algo que apenas os deuses poderiam fazer, ele cruzou a linha que separa o humano do divino aspirando ser tão bom quanto os deuses. Aracne cometeu o mesmo erro quando se intitulou melhor fiandeira que Atena, e de certo provou estar certa (ou ao menos em nível igual a deusa) mas por essa afronta foi transformada em aranha pela deusa. O filho de Helio teve punição mais severa, fulminado por deus e morto com dor e sofrimento, a fugira arquetípica do jovem que motivado por seu entusiasmo juvenil esquece que deve ter prudencia e acaba cometendo erros fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário