Pesquisar este blog

domingo, 18 de novembro de 2012

Perseu



Talvez o maior herói grego. Perseu possui um mito vasto e maravilhoso ao qual o consagra como o assassino de uma das mais temíveis criaturas míticas  a Medusa, uma mulher com cabelos de serpente que podia petrificar qualquer um que olhasse em seus olhos. Para falar deste herói é necessário primeiro citar a historia sobre seu nascimento.

Acrisio rei de Argos soube através de uma profecia que seria morto por seu neto. O rei tinha apenas uma unica filha, a princesa Danae. Temendo a realização da profecia ele prendeu-a em uma torre e lá a deixou para morrer sem comida e sem bebida.

A mortal porem atraiu a atenção de Zeus, que como grande fertilizador adentrou na torre se metamorfoseando em chuva de ouro e fecundou a princesa, dando-lhe um filho, Perseu.

Ao saber do nascimento do garoto Acrisio novamente tenta assassinar sua filha e desta vez levar o neto junto. Colocou os dois em uma pequena embarcação e a lançou ao mar. As chances de mãe e filho sobreviverem eram pequenas, mas Zeus fez com que bons ventos soprassem e a embarcação chegou em segurança a ilha de Sirifo e foi la que ocorreu o crescimento do filho de Zeus.

Perseu cresceu como um garoto forte e bem dotado, como era comum de um semi-deus. O rei de Sirifo porem desejava possuir Danae, mas para tanto precisava se livrar de Perseu. Ele então exigiu de todos os habitantes da ilha um presente, Perseu era pobre e não tinha dinheiro para pagar mas prometeu trazer ao rei o melhor dos presentes, a cabeça da mortal Medusa.

Para que sua jornada resultasse em sucesso o semi-deus precisaria contar com a ajuda divina. Hermes o mensageiro dos deuses o emprestou suas chinelas aladas e lhe advertiu a encontrar trés ninfas que lhe dariam presentes essenciais para derrotar a medusa.

O problema consistia em saber a localização exata delas. Ninguém sabia aonde estas ninfas viviam com exceção das Greias, trés velhas sabias que possuiam apenas um olho e um dente e os dividiam entre elas. O heroi de Argos se encontrou com elas e roubando o olho exigiu saber a localização das nnfas em troca deste. Relutantes e irritadiças elas concordaram dando ao heroi a valiosa informação. Perseu jogou o olho na areia e deixou as trés irmas brigando pelo valioso pertence.

Ao encontrar as Ninfas estas o receberam com hospitalidade, e sem resistencia lhe entregaram os presentes que o ajudariam em sua missão. Uma espada magica de Zeus, o escudo dourado de Atena e por ultimo o magnifico elmo de invisibilidade de Hades.

Armado com tão magnifico equipamento o filho de Danae foi ao encontro de sua inimiga. Perseu era inteligente e sabia que se atacasse a Medusa de frente seria derrotado. Com isso em mente o heroi andou de costas usando o interior espelhado do seu escudo para se guiar (O olhar da medusa refletido não petrificava). Uma sangrenta batalha se iniciou e o filho de Zeus consegiu sair triunfante do combate, cortando  a cabeça da gorgona.

Conta-se que do sangue que escorreu da cabeça da Medusa nasceu o cavalo alado Pegaso e o gigante Crisaor.

Quando o heroi voltou a Sirifos se deparou com o casamento de sua mãe com o rei. Era que este se aproveitando da ausência do heroi resolveu se casar com Danae. Na festa de casamento também estava a Acrisio. Perseu ergueu a cabeça da gorgona e ao olha-la os dois viraram pedra, cumprindo assim a profecia de que Acrisio seria morto por seu neto.

A outras variantes do mito que contam que Perseu petrificou apenas ao rei de Serifos e mais tarde durante os jogos olimpicos o heroi ao participar da prova de arremessar o disco, lançou-o com tão infortuno que acertou a Acrisio que estava assistindo, matando-o.

Ao final de sua gloriosa vitoria Perseu colocou a cabeça da medusa em seu escudo, e devolve-lo a Atena, tornando a arma da deusa ainda mais poderosa.

Poucos sabem, mas o filho de Danae é também ancestral de outro grande heroi grego, Hercules, sendo este talvez o unico que superou o heroi de Argos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário