Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Semi-deuses

Na mitologia grega é comum a união de deuses com mortais, gerando assim filhos com habilidades sobre-humanas (graças a sua origem divina), como força e agilidade elevadas. Porem apesar de tão maravilhosas habilidades ainda são mortais, estando assim eles em uma linha ténue entre o humano e o divino.

Os semi-deuses geralmente se tornam heróis, realizando grandes proezas, lutando em guerras, derrotando monstros ou fundando cidades. Irônico e importante observar que apesar destes grandes atos é comum que estes bravos guerreiros tenham uma morte estupida, infantil, sem nenhuma gloria. Este é o caso de Hercules que agonizando de dor por causa de um manto dado a ele por sua esposa Djanira se suicida em uma pira funerária (porem para renascer em todo o esplendor, subindo ao Olimpo como um deus), Teseu que morre empurrado de um precipício. Jasão que morreu esmagado por uma viga de seu próprio barco enquanto dormia.

Muito a que se falar destes gloriosos guerreiros, iremos porem citar apenas alguns deles, organizando-os por sua descendencia divina.

  • Artemis / Hera / Hestia


Com exceção de Hera, todas estas deusas escolheram por vontade própria se manterem virgens e puras. Hestia por ser voltada completamente a religião e a manter a paz familiar, dedicada a as coisas do espirito e não aos prazeres carnais. Artemis ao ver o sofrimento de sua mãe Leto no parto jurou que nunca se relacionaria com homem algum para não ter que passar pelas mesmas dores. Quanto a Hera por ser a deusa dos casamentos e dos amores legítimos nunca teve relações extras conjugais embora tenha gerado sozinha e por colera a Zeus a Hefesto. Por essas razões é impossivel se falar de semi-deuses nascidos dessas trés deusas visto que nenhuma dela teve relações com mortais.

  • Zeus


O maior fertilizador, Zeus deixou um grande numero de descendentes semi-deuses, fruto de seus incontáveis amores com mortais. Os filhos de Zeus são sem sombra de duvidas os maiores heróis da mitologia grega, realizaram grandes feitos, basta citar os doze trabalhos de Hércules, ou a empreitada de Perseu para enfrentar a Medusa. Herois menos conhecidos como os troianos Castor e Polux que inclusive fizeram parte da grande expedição dos Argonautas. Como exemplos de filhas temos a celebre Helena de Troia. Os filhos do deus do olimpo nasceram para a gloria e para o esplendor.

  • Apolo


O mais famoso filho de Apolo foi o celebre herói da Tracia Orfeu. Habilidoso musico, o semi-deus tocava com maestria a lira, instrumento por sinal criado por Hermes mas que logo foi trocado com Apolo ao qual se apaixonou pelo som produzido por ela. Orfeu também fez parte da celebre expedição dos argonautas e sua participação foi essencial para a sobrevivência do grupo, pois tocando sua lira que produzia canção mais bela do que a melodia das sereias, fez com que o grupo passasse pelo cortejo dessas letais caçadoras marinhas em segurança. Quando Orfeu morreu sua cabeça foi preservada e mantida como oraculo, a premonição era uma das habilidades de seu pai Apolo, pois o próprio deus deu lições sobre os mistérios da vidência a Hermes.


  • Poseidon


Os filhos de Poseidon normalmente são seres monstruosos como o ciclope Polifemo ou o gigante Crisaor. O deus dos mares é também avo de outras monstruosidades como Tifão e Equidna, ambos seres com características de serpentes (o que faz bastante sentido sendo eles também netos de Medusa). Com certeza o filho mais celebre do deus foi o herói Ateniense Teseu, que derrotou o Minotauro. Alem destas feitas o herói também lutou contra as amazonas ao lado de Hercules, tomando inclusive uma delas como esposa. O semi-deus juntou-se a Pirritio e juntos raptaram com sucesso Helena, mas quando tentaram fazer o mesmo com Persefone no mundo dos mortos acabaram presos em seus acentos, uma armadilha letal do deus do mundo inferior.

  • Hefesto


Como filha de Hefesto podemos citar de forma mais próxima possível a bela Pandora. Criada pelas mãos habilidosas do deus a linda mortal (mortal, pois não foi fruto de uma relação com uma humana, mas sim uma criação do deus). Pandora recebeu um dom de cada um dos Olimpianos fazendo assim justo ao seu nome "a que possui todos os dons". Irônico como a jovem possui uma perfeição física e é irresistível aos mortais sendo seu pai coxo e repudiado ate mesmo entre seus familiares.

  • Hermes


Jasão é o mais conhecido filho de Hermes. Foi ele quem liderou a expedição dos Argonautas em busca do velocino de ouro. Seu sucesso todavia não teria se concretizado se não fosse a ajuda da feiticeira Medeia, filha de Hecate, em outras versões era considerada sobrinha de Circe. O semi-deus usa dos sortilégios e dos conhecimentos mágicos de sua mulher para driblar os obstáculos que se aparecem em seu caminho. Porem o filho de Hermes encontra a ruína em sua aliança. Apos ser rejeitada pelo herói Medeia trama contra o mesmo, assassinando sua futura mulher. Como analise, podemos dizer que tal como o pai Jasão procura a maneira mais inteligente e astuciosa para alcançar seus objetivos, mas por não possuir a esperteza e astucia do mesmo, e sim uma dependência por parte de sua companheira, acaba tendo um final trágico.

  • Hades


O deus quase nunca sai de seus domínios e como o mundo dos mortos é infértil  ele não consegue gerar descendentes. Alguns consideram as Erinias como suas filhas com Persefones, mas mesmo tomando essa versão como verdade não temos nenhum exemplo conhecido do deus gerando filhos com mortais.

2 comentários: