Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Minotauro


O minotauro é um ser metade homem e metade touro, extremamente forte e selvagem, ele é filho de Pasifae princesa de Creta e filha de Minos rei de Creta.

Ele vivia em um extenso labirinto projetado por Dedalo um grande arquiteto, a cada nove anos lhe eram enviados quatorze jovens athenienses virgens para serem devorados. Minotauro foi morto por Teseu filho de Poseidon, em uma dura e sangrenta batalha.

O mito do minotauro pode ser visto como "a fera que existe em todos nós" são nossos impulsos animais a quão tentamos tanto esconder, Teseu pode ser visto como a razão, era um heroi inteligente e astuto, sua vitoria contra o minotauro simboliza a vitoria da razão sobre os instintos selvagens.

O labirinto pode ser analisado como a mente humana, confuso e desconhecido aonde nele espreita uma fera que pode despertar e nos fazer agir de forma selvagem.


Teseu


Teseu é filho da rainha de Athenas e ao mesmo tempo de Egeu rei de Athenas e do deus Poseidonn tendo assim uma poderosa linhagem.

Conta o mito que no ano de nascimento de Teseu houve as olimpiadas em Athenas, nelas Androgeu filho de Minos rei de Creta participou e venceu todas as provas. Invejosos os Athenienses o mataram e isso despertou a fúria de Minos, ele como punição ordenou que a cada nove anos Athenas enviasse quatorze jovens virgens metade mulheres e metade homens, para serem devorados pelo Minotauro um monstro metade homem e metade touro que habitava um labirinto em Creta.

Teseu cresceu forte e rapido por era um semi-deus, seu pai Egeu escondeu suas botas e sua espada debaixo de uma pedra e disse ao filho que quando ele tivesse força para arrastar a pedra e pegar as botas e a espada do pai estaria pronto para enfrentar o minotauro.

Quando Teseu completou dezoito anos ele conseguiu arrastar a pedra e pegar a espada e botas do pai, neste mesmo ano Athenas deveria enviar seus jovens para serem sacrificados, Teseu então se ofereceu para isso, determinado a matar o temível Minotauro.

Chegando em Creta Teseu é ajudado por Ariadne filha de Minos que havia se apaixonado por ele, a moça lhe da um novelo de linha para que ele o desenrolasse enquanto caminhava pelo labirinto, assim ele conseguiria achar a saida depois de matar o Minotauro.

Teseu mata o Minotauro e volta para Athenas porem antes de chegar ao seu destino abandona a princesa de Creta em uma ilha, esta chora em tristeza e depressão, comovido Dionisio a leva para o olimpo e a transforma em sua esposa imortal.

Kraken


O kraken era um polvo gigante, temido por marinheiros, ele era tão grande que podia envolver navios inteiros entre seus tentaculos e afunda-los com facilidade.

Não ah registros do Kraken na mitologia grega, sua historia foi baseada nas lulas gigantes.


Teogonia a origem dos deuses


Um importante livro sobre mitologia grega, Teogomia escrito pelo poeta Hesiodo (Nascido no seculo VIII a.c) conta a historia sobre o nascimento dos deuses e suas descendências.

Livro (livraria cultura): Clique aqui
Download: Clique aqui

terça-feira, 10 de abril de 2012

Nyx


Nyx (noite) é descrita como uma linda e misteriosa mulher vestida com um manto escuro, ela é uma das divinidades primordiais, gerou sozinha Eter e Hemera (dia) e Eter (Lux), um ponto interessante é que apesar de luz e trevas serem opostas é das trevas Nyx que surgiu a luz.

Greias



As greias em grego (Graîa) é um adjetivo, provindo de Graûs (Mulher velha), elas são conhecidas como as "velhas" pois ja nasceram velhas, algumas fontes a atribuem como irmãs mais velhas das Gorgonas. As Greias são trés Enio, Dino e Petrego, elas são filhas de Forcis e Ceto.

As greias vivem no pais da noite, que como o próprio nome já diz é sempre noite, possuem apenas um olho e um dente o qual o usam alternadamente, elas aparecem no mito de Perseu e Medusa, quando o herói precisava encontrar trés ninfas que lhe presenteariam com armas magicas, Perseu foi atras das Greias pois essas eram as únicas que sabiam aonde as ninfas viviam, Perseu roubou o olho das Greias e ameaçou devolve-lo apenas se elas dissessem aonde viviam as ninfas, chantageadas e sem saída elas dizem o que o herói queria ouvir.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Eos



Filha dos titãs Teia e Hiperion, Eos é aurora e tem como irmãos Helio (sol) e Selene (lua), ela é representada como tendo longos cabelos loiros e unhas tingidas de rosa, é uma deusa jovial e despreocupada, que vive intensos amores e paixões.

Eos tem participação importante na guerra dos deuses contra os gigantes, nela ela e seus irmãos param de brilhar por ordem de Zeus, o objetivo disso era impedir que Geia a mãe dos gigantes encontrasse uma erva criada por ela capaz de curar os gigantes.

Eos teve muitas paixões sendo a mais conhecida a por Titono o irmão mais velho de Priamo, ela o raptou, e tanto o amava que pediu que lhe dessem a imortalidade, porem a deusa esqueceu-se de pedir também a juventude eterna e então Titonio se tornou um velho decrepita que apesar da idade nunca morria, Eos então pediu a Zeus que o transformasse em uma cigarra.

Helio



Helio é um deus solar, porem bem diferente de Apolo que possui outras funções. Helio pode ver tudo que for banhado pela luz do sol, é filho dos titãs Hiperion e Teia, e tem como irmãos Eos (aurora) e Selene (lua).

Helio tem participação importante em alguns mitos, como no da luta dos deuses contra os gigantes, Helio assim como suas irmãs Eos e Selene foram ordenados por Zeus que parassem de brilhar, pois Geia a mãe dos gigantes havia feito uma erva capaz de cura-los de ataques mortais, sem o auxilio da luz ela não pode encontrar a erva, sendo assim a participação de Helio essencial para a vitoria dos deuses.

Helio também teve participação em outro mito, quando Afrodite e Ares se encontravam secretamente como amantes, eles sabendo que poderiam ser descobertos por Helio mandaram que um guarda ficasse de vigia, e lhes avissase quando o sol estivesse prestes a nascer, o guarda porem em um desses encontros dormiu e os amantes foram descobertos por Hefesto marido de Afrodite. Ares irritado transformou o guarda em um galo para que cantasse todas as manhas antes do sol nascer.

domingo, 8 de abril de 2012

Oceano



Oceano (em grego Okeanós) é a personificação da aguá que rodeia o mundo, um rio serpente que envolve a terra. Mais tarde quando os conhecimentos geográficos se tornaram mais precisos Oceano passou a simbolizar o oceano atlântico que envolve o mundo ocidental.

Oceano representa a força masculina da aguá da mesma forma que Tétis sua irmã e esposa representa o poder feminino a abundancia e fertilidade das águas. Ao contrario de seus irmãos titãs Oceano não participou da primeira guerra, preferindo ficar a margem dos acontecimentos, é medroso e de personalidade fraca, de sua união com Tétis nasceram as oceanidas e os rios.

sábado, 7 de abril de 2012

Japeto

Pouco se sabe sobre Japeto, ele é um dos titãs filho de Geia e Urano, lutou junto com Crono e seus irmãos contra os deuses.

Japeto se uniu a  oceanida Climene e teve Atlas, Prometeu, Epimeteu e Menécio.

A fé dos sete

A fé nos sete deuses é a principal religião do povo de Westeros o principal continente no mundo fantástico criado por George R.R. Martin em sua obra As cronicas de gelo e fogo.

O fato de ser uma religião presente apenas em um livro não torna a fé dos sete menos fantástica, a religião  criada por George R.R. Martin e cativante e extremamente bem criada.

A fé dos sete se baseia em sete deuses, sendo eles na verdade sete faces do mesmo deus, e cada uma deles possui um pouco de todos os outros. As pessoas em Westeros oram para cada um dos sete deuses dependendo do que desejem buscar força, coragem, sabedoria, proteção, amor... Os sete deuses são.

O pai: relacionado com a justiça, o pai é representado como um homem barbudo segurando uma balança.
A mãe: Relacionada com a proteção e compaixão, as mães oram para a mãe pedindo para que ela proteja seus filhos quando eles vão a  guerra.
O guerreiro: Carrega uma espada, é o deus favorito dos cavaleiros e mercenários, invocado para se pedir coragem e força para se enfrentar as batalhas.
A donzela: representa a inocência e a pureza, invocada para aquelas que buscam amor, apesar de inocente a donzela é firme e determinada pronta para enfrentar os desafios que lhe são impostos.
O ferreiro: Representado com um homem com um martelo, é o padroeiro dos ferreiros, artesões e trabalhadores, invocado para se pedir determinação para se concluir trabalhos e alcançar objetivos.
A velha: representada como uma mulher idosa, a velha é invocada por aqueles que buscam conhecimento e sabedoria.
O estranho: é um deus misterioso, representa o desconhecido e a morte, não se fazem canções sobre o estranho, é dito que as irmãs silenciosas são suas amantes.

Video: Hercules

Parte 1



Parte 2


Parte 3


Harpias



As harpias (do verbo harpádzein que significa "Arrebatar") eram descritas com parte superior do corpo de mulher e a parte inferior de ave, com grandes asas no lugar dos braços. As harpias tinham corpos de velhas com pele enrugada e seios caídos, são conhecidas trés harpias, Aelo (a borrasca) Ocipete (a rápida no voo) e Celeno (a obscuridade), as harpias habitavam as ilhas Estrofades próximas ao mar Egeu.

O principal mito das harpias, contava a historia de Fineu rei da Trácia, as harpias invadiam seus banquetes, comendo todas as comidas ou defecando sobre os alimento tornando assim impossíveis de serem digeridos. Um dia passaram pela Trácia Zetes e Calais, filhos do vento Boreas, o rei suplicou-lhes que eles o livrassem das terríveis harpias, então os dois passaram a persegui-las, eles caçaram incessavelmente as harpias, ate que elas se refugiaram na ilha de Equínades que desde então passou a se chamar ilha de Estrófades com Zetes e Calais seguindo em seu encalço. Iris ou conforme outras fontes Hermes, se postou diante dos filhos de Boreas e disse-lhes para deixarem as harpias irem pois elas eram servidoras de Zeus, eles concordaram e por isso elas prometeram não mais incomodar o rei da Trácia e passaram a viver escondidas em uma caverna em Creta.

Foi em Creta que as harpias se uniram ao vento Zefiro gerando os dois cavalos de Aquiles Xanto e Balios "mas rápidos que o vento".

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Percy Jackson - O filme


Percy jackson é um filme baseado em uma visão moderna de mitologia grega, no seculo XXI os deuses gregos ainda vivem, mesmo que as pessoas não acreditem neles, a historia gira em torno de Percy Jackson um semi-deus, filho de Poseidon, ele é protegido por seu guardião Grover um satiro, e é levado por Grover ate o acampamento meio-sangue, aonde tera que treinar e se preparar para uma grande aventura, recuperar o raio de Zeus que havia sido roubado, e todos acreditavam que Percy era o ladrão.

O filme, tem otimas cenas de ação, uma historia interesante porem possui algumas falhas, em primeiro lugar não fica muito claro porque Percy é acusado do roubo, é como se culpassem ele simplesmente porque tinham que culpar alguem.

O maior defeito do filme e o que com certeza foi uma decepção para os fãs dos livros de Percy é que a adaptação de livro para filme foi pessima, simplesmente horrivel, a historia de Grover, Annabeth e ignorada, os vilões do livro são substituidos, grande parte da trama e alterada, tornando o filme completamente diferente do livro.

Trailer


Percy Jackson e o ladrão de raios: Download

Furia de titãs

 

Furia de titãs é um filme de Louis Leterrier, o filme é uma refilmagem de uma versão anterior, e baseado no mito do heroi grego Perseu, filho de Zeus e da mortal Danae.

O filme tem boas cenas de ação, porem é muito "corrido" a trama tem muita pancadaria e poucos dialogos, a historia poderia ser mais bem contada, com mais dialogos para aprofundar os personagens. Outro ponto fraco é a negação de Perseu (Sam Worthington) contra sua origem divina, visto que nao havia nenhum motivo para isso.

A historia reconta o mito grego apresentando varios seres misticos (gorgonas, kraken, Greias), na minha opnião é muito sencacionalista, porem quem se interessa por mitologia grega pode gostar.

Trailer


Fúria de titãs: Download

Gorgonas


As gorgonas (do verbo gorgon aterrorizar, assustar) são seres nonstruosos, com pele escamosa, presas de javali, e cabelos de serpentes, a parte inferior do corpo das gorgonas era de uma serpente.

Para se entender as gorgonas é preciso se analisar o mito de Medusa, a mais poderosa dentre as trés gorgonas. Medusa nem sempre foi uma criatura monstruosa, na verdade ela era uma mulher linda, uma sarcedotisa de Atena, por servir a deusa, Medusa tinha que se manter virgem como era o costume da epoca.

Poseidon porem se apaixonou por Medusa, ele perseguiu a moça e a possui a força dentro do templo de Atena, a deusa ficou irritadissima, pois o ato sexual dentro de seu templo era profanação grave. Por achar que Medusa era culpada Atena lançou uma maldição terrivel em Medusa, transformando-a em uma gorgona um ser monstruoso para que ninguem mais se aproximasse dela, porem a punição não se restringia apenas a isso, Atena deu a Medusa um olhar mortal capaz de transformar qualquer um que a olhasse nos olhos em pedra.

Impossibilitada de viver em sociedade, temida por todos Medusa se refugiou em uma ilha para viver uma vida de solidão e desespero, conta-se no mito que Medusa tinha duas irmãs Euryale e Ésteno que receberam a mesma punição por Atena, porem apenas o olhar de Medusa era mortal.

Medusa vivia isolada, varios guerreiros iam ate a ilha tentar mata-lo porem todos sucumbiam ao seu fatal olhar e morriam petrificados, o terrivel reino de terror de Medusa so chegou ao fum quando Perseu filho de Zeus com a mortal Denae cortou-lhe a cabeça, o semi-deus foi auxiliado pelos deuses recebendo a espada de zeus o escudo de Atena, as sandalias aladas de Hermes e o elmo de invisibilidade de Hades.



Do sangue da Medusa nasceramo cavalo alado Pegaso e o gigante Crisaor, apesar de morta o legado de Medusa continuou pois seu olhar ainda tinha o poder de petrificar, por isso Perseu levou a cabeça dela e a colocou no escudo.

Analisando o mito podemos ver que as Gorgonas são o sinal da corrupção, Euryale simboliza a corrupção sexual, Esteno a corrupção social e Medusa a pior de todas a corrupção espiritual, por isso que seu olhar petrifica, quando olhamos dentro de nós mesmos, encarando nossos demonios interiores isso nos petrifica. No livro "O retrato de Doriam Gray" de Oscar Wilde, o protagonista teme olhar para seu retrato, uma pintura que simboliva sua alma podre e corrompida.

O mito de Medusa é um dos mais populares da mitologia grega, tendo participação em muitas historias e filmes como "Furia de Titas" que narra a saga de Perseu para enfrentar e destruir a Medusa.

Video: Minotauro

Parte 1


Parte 2


Parte 3


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Gigantes - mitologia grega



Os gigantes foram criados por Geia, eram seres enormes, e extremamente poderosos, possuindo densas cabeleiras e barbas, a luta dos deuses gregos contra os gigantes foi extremamente difícil, pois eles só podiam ser mortos se atacados ao mesmo tempo por um deus e um mortal.

Geia criou os gigantes para se vingar de Zeus e dos demais deuses por terem jogado os titãs no tartaro, por representar a natureza o poder da fertilidade e da vida Geia criou também uma erva capaz de curar os gigantes de ataques, Zeus então sabiamente ordenou que Helio (sol), Selene (lua) e Eos (aurora) parassem de brilhar tornando assim impossível de se encontrar a erva.

A Gigantomaquia é o nome que foi dado a épica luta dos deuses e heróis contra os gigantes, algumas fontes indicam que ela foi travada na Trácia e outras na Arcádia, as margens do rio Alfeu.

No mito são descritos 12 gigantes, porem eles eram muito mais numerosos, no começo apenas Zeus e Atena lutaram, porem como eles só podiam ser mortos se atacados por um deus e um mortal, Hercules também se uniu a luta, depois muito mais deuses e heróis se juntaram a eles.

Os doze gigantes são.

Porfirio: atacou a Hercules e Hera, porem Zeus lançou-lhe um desejo ardente por Hera e enquanto o gigante tentava rasgar-lhe as vestes, Zeus o fulminou com raios e Hercules o matou com flechadas.
Efialtes: morto por duas flechas lançadas por Apolo e Hercules que atingiram simultaneamente os olhos do gigante.
Êurito: Eliminado por Dionisio
Clício: Morto por Hécate.
Mimas: Morto por hefesto.
Encélado: Morto por Atená que jogou a ilha de Sicília nele.
Palas: Morto por Atená.
Polibotes: Eliminado por Posidon.
Hipolito: Hermes o matou usando o elmo de invisibilidade de Hades.
Gration: morto por Ártemis.
Agrio: Morto pelas Moiras.
Toas: Morto pelas Moiras.

É desconhecido os nomes dois heróis que auxiliaram a maioria dos gigantes, porem mesmo assim sabemos que houve a participação deles pois os gigantes só podiam ser derrotados através da união entre deuses e mortais.

Video: Medusa

Parte 1

Parte 2


Parte 3


terça-feira, 3 de abril de 2012

Hermes


Filho de Zeus e de Maia (filha de Atlas). Hermes é o mensageiro dos deuses, porem suas funções são muito mais amplas, é considerado também o deus dos viajantes, dos comerciantes e dos ladrões. Hermes possui um par de chinelos alados que o permitem correr a uma imensa velocidade, pairando acima das nuvens.

É um deus astuto e esperto, desde pequeno o provou isso. Logo ao nascer Hermes roubou um rebanho de ovelhas de seu irmão Apolo, o deus solar seguindo as pistas descobriu a identidade do ladrão, mas quando o encontrou em vez de ficar com raiva, sua reação foi de fascino. Acontece que Hermes tocava uma melodia maravilhosa retirando o som de uma lira, instrumento que o deus acabara de inventar.

Encantado com a musica Apolo deixou que Hermes ficasse com seu rebanho se este lhe desse a lira. Futuramente Hermes inventou a harpa e esta também foi trocada com Apolo, mas dessa vez o mensageiro dos deuses pediu em troca um cajado de ouro do deus solar, e também que ele lhe ensinasse sobre a arte da profetização.

Hermes é considerado o menos imortal entre os olimpianos, tal titulo não lhe foi dado por ele ser mais fraco que os outros deuses, mas sim porque o deus agia de forma informal, se misturando cada vez mais aos mortais e assim se parecendo cada vez mais com eles.

Como sendo o mensageiro dos imortais Hermes teve participações em muitos mitos sendo eles uma ponte entre os heróis e os deuses. Em muitos casos que os imortais decidiam ajudar um herói era Hermes quem intercedia em seus nomes. Os casos são inúmeros, na Odysseia o deus ajuda por duas vezes Odysseu, na primeira vez da a ele uma erva com propriedades magicas o que o protegeu contra os efeitos das porções magicas da feiticeira Circe. Na segunda Hermes intercedeu obrigando a ninfa Calipso que deixasse o herói ir embora de sua ilha, pois era a vontade dos deuses de que o mesmo voltasse a sua terra, Itaca.

Hermes também ajudou a Perseu emprestando ao filho de Zeus suas chinelas aladas e lhe aconselhando a encontrar as Greias pois elas eram as únicas que sabiam o paradeiro de trés ninfas que dariam ao semi-deus trés presentes que o ajudariam em sua missão de matar Medusa. Em algumas versões do mito de Hercules, o mensageiro dos deuses astuciosamente se aproximou de Hera adormecida e colocou o semi-deus ainda bebe sobre seu seio que o mamou. O leite da rainha dos deuses era um néctar poderoso que tornou a Hercules um deus que superou aos outros semi-deuses em força e poder, e não é a toa que ele se tornou o semi-deus mais famoso de toda a Grécia.

Hermes é então um deus popular, carismático, não é como Zeus a que os mortais temiam. Hermes ao contrario era um deus do povo, auxiliando tanto comerciantes como ladrões, mensageiro favorito dos deuses, porem não o único  a deusa das cores Irís era como ele uma deusa mensageira, mas sua importancia jamais foi tão grande quando ao astucioso filho de Maia.