Pesquisar este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Momo

É a deusa do sarcasmo. Momo é uma deusa menor e pouquissimo conhecida tendo aparições curtas e de pouca importancia. Filha da deusa da noite Nyx, Momo teve sua maior aparição nos acontecimentos que levaram a guerra de Troia.

Quando a quantidade de homens sobre a terra estava crescendo em um ritmo muito grande, Zeus pretendia aumentar o numero de mortes para assim resolver o grade problema do aumento gigantesco da população. O pai dos deuses e dos homens desencadeou a guerra de Tebas, mas esta não foi o suficiente.

Momo então se apresentou, aconselhando a Zeus que oferecesse a nereida Tethys a um mortal. Havia sido profetizado que se um esta se casa-se com Poseidon ou Zeus teria um filho mais forte que o pai. Não poderia haver maior sarcasmo no conselho da deusa, enviando a ninfa a um simples mortal quando ela poderia ter um filho que superaria o proprio Zeus.

Deste casamento nasceu Aquiles. Com a ajuda da deusa Eris que lançou o pomo da discordia que culminou na guerra de Troia, a população foi reduzida drasticamente com uma decada de guerra e o problema assim resolvido.

Um comentário: