Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nereu o velhor do mar

 Nereu "o velho do mar" é uma divinidade aquatica mais antiga que Poseidon.Tem a habilidade de se metamorfosear em seres marinhos e é retratado montado em um tritão.

Ao contrario de Poseidon, Nereu tem um genio mais facil e é menos agressivo. Uniu-se a oceanida Dóris e com ela teve as cinquenta nereidas das quais as mais importantes são: Tethys (mãe de Aquiles), Anfitrite (esposa de Poseidon) e Psâmate.

3 comentários:

  1. E elas são consideradas deusas? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o comentário se referia à postagem das moiras, me enganei...

      Excluir
    2. Existem duas versões para o nascimento delas, uma as coloca como filhas de Zeus e a Ttanida Temis. A outra a qual eu tomo como verdadeira as coloca como filhas de Nyx (noite) sendo assim pertencente a linhagem da noite, que gerou sozinha uma grande variedade de deuses e deusas como: Nemesis (vingança), Hypnos(sono), Tanatos(morte), Éris(discordia).

      A explicação sobre a linhagem da noite tanto quanto a linhagem do céu e a do mar esta no livro Teogonia do poeta grego Hesiodo.

      Toamndo a versão de que são filhas de Nyx elas são então seres muito mais antigos que os deuses olimpianos, alem do mais as Moiras são tão poderosas que nem sequer os deuses podem ir contra sua vontade. Por esses motivos as considero como deusas triplices do destino, assim como muitos outros. Ah também pessaos que as considerem apenas entidades poderosas.

      Excluir