Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2012

A simbologia do remorso no mito de Héracles



A matéria original foi publicada no jornal Diário do nordeste, no dia 8 de dezembro de 2012. Você pode encontrar esta matéria no site do jornal para isso - Clique aqui


Encontrei hoje uma matéria muito interessante sobre o mito de Héracles escrita por Antonio Luciano Bonfim Neto. Nela é apresentada uma visão muito completa e esclarecedora sobre os mitos deste herói que é com toda certeza o maior dentre os semi-deuses.

Filho de Zeus e da mortal Alcmena, Hércales era um garoto prodigioso desde pequeno, tal fato atraiu a ira e a cólera da rainha dos deuses Hera. A deusa esposa de Zeus, lança sobre o herói uma fúria e insanidade que o fazem agir de forma descontrolada, matando sem ser a sua intenção sua família.

E é exatamente isso afirma Bonfim que trilha todas as suas ações futuras. Atormentado pelo arrependimento e sem conseguir perdoa-se Héracles puni a si mesmo das piores formas possíveis. O herói se submete as ordens do covarde rei de Micenas, Euristeu. É nesta submissão que o herói cumpre os famosos 12 trabalhos, arriscando sua própria vida enfrentando monstros poderosos, e ate se humilhando com trabalhos que tinham como intento ridiculariza-lo como foi o caso do sexto trabalho aonde Hércules teve que limpar os estábulos de Augias rei de Élis.

Hercules é então segundo Bonfim, um anti-herói, agindo não por gloria ou fama, mas apenas para tentar culpar a si mesmo, mostrando assim todo seu egoismo. O filho de Alcmena faz atos heroicos e bravos salvando cidades de monstros e bandidos, mas não o faz com a intenção de ajudar o próximo.

Para tentar se redimir Hércules se humilha mais e mais, se tornando servo da Onfale, aonde ela o ordena vestir roupas femininas e ela mesmo se cobre com o manto de leão do herói. A culpa porem persegue Hércules durante toda a vida encontrando a paz apenas depois da morte quando em gloria e louvor ele sobe ao olimpo como um imortal, despossando a Hebe a deusa da juventude filha de Hera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário