Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Kvasir, o sábio



Kvasir é o deus da sabedora, seu nascimento ocorreu de uma forma estranha. No pacto que selou a paz entre os deuses Vanir e Aesir todos os deuses cuspiram em uma vasilha. Embora esta atitude nos pareca estranha era um rito pagão comum para os povos nórdicos (semelhante ao pacto de sangue).

De qualquer forma, foi da fermentação da saliva de todos os deuses que nasceu Kvasir. Neste ponto podemos perceber que ele recebeu um pouco da essência de cada divindade  a historia se assemelha ao nascimento de Pandora, que recebeu um dom de cada um dos deuses gregos.

Kvasir cresceu sendo um deus a quem todos se aconselhavam, dado a sua enorme sabedoria. Porem isso despertou a cobiça de dois anões Fjallar e Gallar, eles mataram o deus e de seu sangue misturando-o com mel e frutas fizeram Odhroerir o elixir da inspiração.

Quem bebesse do Odhroerir adquiria o dom da poesia e da arte, os anões porem foram capturados pelo gigante Suttung e entregaram o elixir como resgate. O gigante deu o valioso néctar a sua filha Gunnlug. Odin que possuía seus dois corvos que tudo viam o avisaram do valioso tesouro. O deus de Asgard visitou a caverna de Gunnlug e a seduziu, dormindo com ela por trés noites. Esta encantada e em  amor o permitiu tomar um gole de cada vasilha. O deus porem a enganou e sorveu todo o néctar  se metamorfoseou em águia e voou para Asgard.

Em Asgard o deus regurgitou o néctar em duas vasilhas son (expiação) e boden (oferenda), algumas gotas porem caíram fora das vasilhas, estes se espalharam pela terra. É sorvendo destas gotas que os escritores, poetas e todos os artistas adquirem a inspiração necessária para suas obras.

Os deuses são imortais portante eles não morrem, se transformam. Pacha mama deusa adorada pelos povos Incas foi transformada em um monte apos a sua "morte" podemos entender o elixir Odhroerir como o próprio deus Kvasir, em uma nova forma. Nesta sua nova condição ele se assemelha as musas gregas, inspiradoras da arte, que enviavam aos poetas a dadiva da palavra para que estes cantassem a gloria dos deuses e dos heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário