Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tyr



Tyr é um deus lugado ao céu, a justiça e a guerra. Apesar de ser uma divindade guerreira o deus não é violento nem sangrento, pelo contrario era um deus justo e invocado em duelos individuais, sendo ele um deus das guerras justas. O deus era alto e forte, cabelos loiros ou grisalhos e olhos azuis acinzentados. Vestia-se com um manto vermelho, uma malha metálica, botas de pele de lobo e um elmo com chifres, portando uma espada inscrita com a runa Tiwaz.

O deus era por então guerreiro e justo, era em seu nome que os guerreiros faziam juramentos sobre suas espadas. Os símbolos de Tyr são a mão ou a luva (simbolo de justiça), a estrela, o pilar e a runa Tiwaz. Tyr pode ser equiparado a deusa grega Atena, esta como ele também em uma deusa da guerra, por isso muitas vezes retratada com elmo, lança e escudo, mas a guerra a qual Atena consagrava não era as sangrentas e violentas, e sim as guerras feitas para se atingir a paz, Atena era também a deusa da sabedoria e por isso uma deusa justa que presidia sobre os julgamentos e as leis, mais uma forte ligação com o deus Tyr.

O deus nórdico era filho da deusa Nerthus e marido de Ziza uma deusa pouquíssimo conhecida, sabe-se apenas que era uma deusa dos grãos. Tyr foi pai de Ingvio, Istvio e Irmio os fundadores das trés tribos germânicas primordiais a qual deu origem a todas as outras. Como deus celeste era associado a algumas estrelas como era o caso da estrela polar e a Sirius.

Tyr era um deus corajoso e justo. Seu ato mais heroico foi na captura e aprisionamento de temível lobo Fenrir. O monstro era filho do deus Loki, sendo irmão de outras duas entidades extremamente poderosas a deusa do mundo dos mortos Hel e a serpente do mundo Jormundgand. Fenrir fora trazido para Asgard por Odin que tinha esperanças de doma-lo. O lobo porem era muito feroz e nenhum deus ousava alimenta-lo cabendo essa tarefa ao honroso Tyr. Com o passar dos anos porem a fera foi crescendo de tamanho, se tornando cada vez mais perigosa. Os deuses temendo-o tentaram amarra-lo, para isso encomendaram aos anões uma amarra aparentemente simples mas extremamente poderosa, estes deram aos deuses um fio fino e delicado constituído de coisas impalpáveis e por isso extremamente poderoso.

Ao tentarem amarrar o Fenrir com algo tão simples o lobo desconfiou de uma armadilha, ele concordou em ser amado contanto que um deus colocasse a mão entre suas presas como sinal de confiança. Todos os deuses recuaram, mas Tyr aceitou a perigosa proposta. Feito isso os deuses amarraram Fenrir, o monstro tentou de todas as formas se libertar mas foi em vão, irritado e com odio ele mordeu e arrancou a mão direita do deus.

Como um deus justo e honrado Tyr se sacrificou pelo bem do grupo. O sacrifício porem seria apenas uma forma de ganhar tempo, no Ragknarok Fenrir ira se libertar e com suas poderosas presas matar o pai dos deuses Odin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário