Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tuonetar


Tuonetar é a rainha do mundo dos mortos. A deusa não pertence ao panteão nórdico  porem era cultuada nas terras da Finlandia, pouco se sabe sobre esta deusa, seus mitos se perderam no tempo e assim Tuonetar esta igualmente perdida no meio a tantas mitologias e deuses.

Encaixei-a no panteão nórdico apenas porque tinha que dar uma "morada" a mesma, sendo este o grupo mais próximo possível dela. Associada a morte e ao mundo dos mortos Tuonetar é uma divindade antiga e poderosa, vamos a sua historia.

Rainha do mundo dos mortos conhecido como Tuonetala. Alem de reinar no mundo subterrâneo era também sua guardiã  Tuonetala era uma região sombria separada do mundo dos vivos por um denso rio de águas negras. Muitos guerreiros e heróis adentravam vivos nos domínios da deusa, poucos porem conseguiam sair.

Para os vivos que adentravam seu reino era preciso passar por uma árdua jornada. Primeiro vagavam por sete dias um emaranhado de arbustos espinhentos, caso conseguisse sobreviver a tão difícil prova, ele deveria atravessar um imenso pântano, pelo mesmo espaço de tempo. O próximo obstaculo era ainda mais difícil uma escura e densa floresta negra a qual eram precisos mais sete dias de viagem árdua.

Todos os trés territórios eram repletos de perigos, porem caso o humano conseguisse atravessa-los encontraria as filhas de Tuonetar que assumiam a forma de cismeis negros, ele deveria conseguir a permissão das mesmas para prosseguir e se conseguisse a proeza se encontraria enfim com a rainha de Tuonetala.

A deusa é retratada como uma mulher bela e sombria, conduzindo um barco negro com as almas dos mortos, levando-as a seu reino. Quando um vivo depois de passar por todos os desafios e obstáculos chegava ate ela Tuonetar oferecia a ele uma porção feita de sapos e vermes, se ele a bebesse ficaria preso para sempre em seu reino.

Como uma deusa dos mortos Tuonetar conduz um barco, simbolo de viagem e de passagens, se referindo a passagem para a outra vida. Quando um vivo entra em seus domínios e se encontra com ela, a deusa lhe oferece uma porção, ai esta presente uma simbologia muito forte, aceitar a comida é uma forma de fixação ao local, tal simbolismo esta presente em muitas culturas, no mundo das fadas se alguém comer algo de la ficara preso a ele, sendo impedido de voltar. Na mitologia grega Persefone é obrigada a passar trés messes do ano no Hades pois comeu trés sementes de uma roma. O herói Teseu ao visitar o mundo dos mortos se sentou em um luxuoso banquete oferecido pelo deus dos mortos, ao fazer isso, algemas saltaram de seu assento e o prenderam a ele. Ao se sentar para usufruir da comida do Hades o herói acabou preso nos domínios sombrios do mundo subterrâneo, sendo libertado apenas muito tempo depois por Hercules.

Nenhum comentário:

Postar um comentário