Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Esfinge


Corpo de leão, dorso e seios de mulher, asas e em algumas versões uma cauda de escorpião, esta é a temível e misteriosa esfinge. Esta criatura ao contrario do que muitos pensam não é unica, existindo na verdade muitas esfinges. Na tragedia "Edipo rei" do poeta grego Sofocles porem aparece apenas uma esfinge, ficando subentendido que esta era a unica.

Sendo a esfinge de Sofocles a mais famosa vamos contar a sua historia. Na cidade de Tebas ela se postava, e a todos apresentava seu enigma, uma charada mortal que se a pessoa não o respondesse seria devorada pelo monstro. Por dizer a charada em forma de versos e com uma bela sonoridade a esfinge era conhecida também como a "Cruel cantora".

A cidade de Tebas ja estava assolada pelo monstro e a mão da rainha e consequentemente o trono haviam sidos oferecidos a qualquer pessoa independente das origens e de suas posses, que livrasse a cidade daquele mal. Um jovem chamado Edipo se apresentou a frente da esfinge e a desafiou. A cruel cantora então disse sua charada mortal:


"Que animal anda de dia com quatro patas,
 de tarde com duas
e a noite com trés?"


Edipo logo percebeu o enigma e respondeu "é o homem" e de fato a resposta estava certa, a manha se referia ao começo da vida quando o homem era uma criança e engatinhava assim andava com quatro patas, a tarde representava a fase adulta e o homem se locomovia com suas duas pernas, e a noite por fim era a velhice e a bengala que o idoso carregava representava a terceira pata, estava solucionado o enigma da esfinge!

Edipo se casou com a rainha e se tornou rei de Tebas, seu futuro porem era um caminho de escuridão e sofrimento, mas a trágica saga de Edipo não nos diz respeito agora, vamos voltar a cruel cantora. A esfinge esta presa a terra, tem asas, mas estas de nada lhe servem pois não pode voar. Ela representa os desejos terrenos, se assemelha as sereias, com seu corpo feminino e sua canção mortal seduz e leva os homens a ruina, para resistir a esta tentação é preciso descobrir a si mesmo, é preciso desvendar o enigma que a resposta é o homem, não como um gênero, mas abrangendo toda a especie humana. Enquanto os humanos não se descobrirem continuarão sendo arruinados pelos seus desejos terrenos, a esfinge triunfara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário