Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Uma coisa a falar sobre Percy Jackson

Ola a todos, mais uma vez venho fazer uma postagem sobre Percy. O motivo dela é abrir os olhos de muitas pessoas sobre um pensamento equivocado que muitos teimam em ter. O que venho dizer aos meus leitores é que:

Percy Jackson não é material de estudo sobre mitologia grega

Sim, navegando pela internet vi coisas que considero absurdas. Muitas pessoas citando fatos presentes na historia de Rick Riordan e os usando como fazendo parte dos mitos e acervo cultural da mitologia grega. Bom gente a serie de Percy Jackson e os olimpianos usa os mitos e as divindades gregas como pilares para sua construção, é apenas um livro de ficção e não pode, de maneira alguma, ser considerado como fonte de pesquisa sobre o assunto.

Se você gosta de Percy Jackson e quer fazer uma postagem sobre o assunto no seu site ou blog deixe bem claro que esta se baseando no livro para retirar estes dados, escreva algo do tipo "De acordo com a obra de Rick Riordan(...)" ou "No universo criado nos livros da saga de Percy(...)". 

Se você for falar dos trés grandes deuses pelo amor de Zeus não escreva algo do tipo "Depois de vencerem os titãs os trés decidiram se reunir dividir o mundo. Seculos depois eles se reuniram novamente mas desta vez para fazer um acordo de não terem mais filhos com mulheres mortais". Alem de você estar passando uma mensagem TOTALMENTE equivocada, seu site ou blog perde credito na visão dos leitores.

Não estou dizendo para se repudiar toda e qualquer informação trazida no livro, muitas coisas estão certas (afinal foram retiradas dos mitos gregos), mas por ser uma obra o escritor tem a liberdade poética  ou seja a "autorização" por assim dizer, de inventar termos, mudar ou adaptar historias e mitos e poder inclusive usar gírias em sua obra. Com a liberdade poética o autor pode ate cometer erros que não tem grandes problemas, afinal não é um livro acadêmico, ou de estudo, é apenas um livro dedicado a entretenimento e lazer.

Em Percy Jackon por sinal eu encontrei um destes erros. No terceiro livro da serie em uma conversa entre Apolo e Artemis o deus do sol a chama de "irmanzinha" a deusa argumenta que eles eram gémeos e essa distinção de irmão mais velho e mais novo não fazia o menor sentido. Apolo porem replica "Ei! eu nasci primeiro". Na verdade foi Artemis quem veio primeiro, este é um ponto crucial e de vital importância em toda sua historia. Logo ao nascer a deusa ajudou a sua mãe Leto no parto de seu irmão e foi por presenciar as terríveis dores do parto que Artemis prometeu a si mesma se manter sempre virgem. A deusa da lua se sentia aterrorizada pela possibilidade de engravidar e ter que sentir as mesmas dores da mãe.

Esta ai provado por A mais B que Rick Riordan cometeu um erro em sua obra, e eu digo: e dai? Todos cometemos erros, e não é por causa de um detalhe como este que as pessoas devem julgar seu trabalho. Se alguém pensar assim esta pessoa esta agindo de uma forma infantil.

A mitologia grega em si já é suficientemente confusa, com varias versões para vários fatos, Homero diz que Hercules se encontra no Hades, outras fontes dizem que ele esta no palácio dos imortais casado com a deusa Hebe. Uns dizem que Afrodite é mãe de Eros outros afirmam que o deus nasceu a partir do caos (o vazio) sendo um dos deuses primordiais. Uns dizem que as gorgonas são irmãs das Greias, outros afirmam que Medusa e suas irmãs eram simples mortais não tendo relação nenhuma com as Greias e que foram posteriormente transformadas nas gorgonas por uma maldição da deusa Atena. Os exemplos se multiplicam aos montes, e é desnecessário citarmos mais do que isso. Se for para não dar credito a algo por erros, é melhor nem estudar mitologia grega.

3 comentários:

  1. eu só queria dizer que Rick Riordan fez no caso de Ártemis e Apolo uma disputa típica de irmãos gêmeos (falo por experiência própria) ele não afirmou que Apolo nascia primeiro, ele só fez Apolo implicando com sua irmã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziih, se tratava de uma disputa sim de irmãos (eterna por sinal ja que eles são deuses), mas o motivo da "discussão" era que Apolo por ter nascido primeiro, tipo uns dois minutos antes da irmã, era por isso mais velho.

      Acho que foi um deslize simples, e como disse na postagem sem relevancia nenhuma. Outra coisa semelhante era o fato de aparecerem filhos de Atena no livro. Eu sempre soube que Atena era uma deusa virgem e por isso não tinha filhos. Felizmente no quarto livro o Riordan nos explica sobre como os filhos dela nascem acabando assim com o aparente "erro" dele, quem não leu ate esse livro pensa que ele errou quanto a Atena, mas na verdade não houve erro nenhum.

      Excluir
    2. Ah, entendi. E, realmente, eu pesquisei muito sobre Atena ter filhos antes de ler o 4° livro.

      Excluir